sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da República felicita e enaltece recorde mundial de Inês Henriques

© Damir Sagolj / Reuters

O Presidente da República enalteceu esta terça-feira o feito da atleta Inês Henriques, que no domingo estabeleceu o recorde do mundo de 50 quilómetros marcha, que "coloca a Bandeira Nacional no topo de mais uma tabela".

Numa nota publicada no sítio da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa considera que o recorde mundial de Inês Henriques, que fixou a marca em 4:08.25 horas, durante os Nacionais de estrada, em Porto de Mós, "muito orgulha todos os seus compatriotas".

A melhor marca mundial nos 50 km marcha registada anteriormente datava de 2007 e pertencia à sueca Monica Svensson, com 4:10.59 horas, mas não era reconhecida como recorde, uma vez que a distância não era oficial no setor feminino.

A atleta do Clube de Natação de Rio Maior, atual campeã nacional dos 20 km marcha, foi assim a vencedora do primeiro Nacional de 50 km para mulheres, depois de ter sido também a mais rápida na passagem aos 35 km, com 2:50.09 horas.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.