sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da República felicita e enaltece recorde mundial de Inês Henriques

© Damir Sagolj / Reuters

O Presidente da República enalteceu esta terça-feira o feito da atleta Inês Henriques, que no domingo estabeleceu o recorde do mundo de 50 quilómetros marcha, que "coloca a Bandeira Nacional no topo de mais uma tabela".

Numa nota publicada no sítio da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa considera que o recorde mundial de Inês Henriques, que fixou a marca em 4:08.25 horas, durante os Nacionais de estrada, em Porto de Mós, "muito orgulha todos os seus compatriotas".

A melhor marca mundial nos 50 km marcha registada anteriormente datava de 2007 e pertencia à sueca Monica Svensson, com 4:10.59 horas, mas não era reconhecida como recorde, uma vez que a distância não era oficial no setor feminino.

A atleta do Clube de Natação de Rio Maior, atual campeã nacional dos 20 km marcha, foi assim a vencedora do primeiro Nacional de 50 km para mulheres, depois de ter sido também a mais rápida na passagem aos 35 km, com 2:50.09 horas.

Lusa

  • Incêndio lavra na Serra da Estrela
    1:44
  • Ribeira de Pena passa noite em claro
    1:32

    País

    Em Vila Real, as chamas levaram ontem ao corte da A7, no troço entre Ribeira de Pena e o Arco de Baúlhe. Foi uma noite em claro, com vários focos de incêndio.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38