sicnot

Perfil

Desporto

Três atletas russas solicitaram à IAAF estatuto individual

© David W Cerny / Reuters

As atletas russas Anzhelika Sidorova, Anastasia Kalina e Yelena Koróbkina solicitaram esta terça-feira o estatuto de individual à Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), dada a suspensão da federação russa (FRA) por conivência com um sistema generalizado de doping.

Anzhelika Sidorova é apontada como a sucessora de Yelena Isinbáyeva no salto com vara, após os títulos europeus de 2014 e 2015, de pista e "indoor", respetivamente, enquanto Yelena Koróbkina, campeã europeia dos 3.000 metros em 2015, e Anastasia Kalina são meio-fundistas.

Em dezembro de 2016, e já depois de prolongada a suspensão da FRA, a IAAF anunciou a decisão de permitir às russas Yulia Stepanova e Daria Klishina competir como individuais nos Campeonatos Europeus de Pista Coberta, decorrem em março, em Belgrado.

Os atletas russos que solicitarem o estatuto de individual podem competir, desde que submetidos a controlos antidoping por entidades independentes, mas o presidente da IAAF, Sebastian Coe, confirmou que a Rússia não poderá competir coletivamente.

Lusa

  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Temer autoriza uso da força para desbloquear estradas no Brasil
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58