sicnot

Perfil

Desporto

Três atletas russas solicitaram à IAAF estatuto individual

© David W Cerny / Reuters

As atletas russas Anzhelika Sidorova, Anastasia Kalina e Yelena Koróbkina solicitaram esta terça-feira o estatuto de individual à Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), dada a suspensão da federação russa (FRA) por conivência com um sistema generalizado de doping.

Anzhelika Sidorova é apontada como a sucessora de Yelena Isinbáyeva no salto com vara, após os títulos europeus de 2014 e 2015, de pista e "indoor", respetivamente, enquanto Yelena Koróbkina, campeã europeia dos 3.000 metros em 2015, e Anastasia Kalina são meio-fundistas.

Em dezembro de 2016, e já depois de prolongada a suspensão da FRA, a IAAF anunciou a decisão de permitir às russas Yulia Stepanova e Daria Klishina competir como individuais nos Campeonatos Europeus de Pista Coberta, decorrem em março, em Belgrado.

Os atletas russos que solicitarem o estatuto de individual podem competir, desde que submetidos a controlos antidoping por entidades independentes, mas o presidente da IAAF, Sebastian Coe, confirmou que a Rússia não poderá competir coletivamente.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.