sicnot

Perfil

Desporto

Vítor Pereira defende que o campeonato português "está em aberto"

PANAGIOTIS MOSCHANDREOU

O treinador Vítor Pereira iniciou este mês a sua aventura no 1860 Munique, mas continua atento ao futebol português e garante que a luta pelo título "está em aberto" entre Benfica, FC Porto e Sporting.

Em entrevista à agência Lusa, o técnico português reconhece a vantagem de quatro pontos do Benfica ao fim de 17 jornadas disputadas, embora considere que "não é significativa" face à pressão dos "dragões".

"O campeonato ainda está em aberto. Apesar de o Benfica estar melhor e ir na frente tem só quatro pontos de diferença para o FC Porto. E quatro pontos, para mim, não são significativos. Se o Benfica consegue descolar mais uns pontos, aí sim já fica difícil de recuperar. Neste momento está o campeonato em aberto", adianta.

Vítor Pereira aprofunda a sua análise e reflete sobre o atual momento dos rivais dos "encarnados", dizendo que "o FC Porto está a tentar colocar pressão no Benfica e o Sporting passou um momento em que se deixou abalar pela saída da Liga dos Campeões, da Taça da Liga e da Taça de Portugal".

"Tudo isto são sismos que, do ponto de vista psicológico, abalam um bocadinho e criam desconfiança", afirmou.

Desde que o treinador português, de 48 anos, deixou o emblema azul e branco em 2013, após um bi-campeonato sob o seu comando, o FC Porto nunca mais alcançou o título nacional. Questionado se o seu valor só agora é reconhecido pelos portistas, Vítor Pereira lembra que a ideia de qualquer treinador ser campeão no FC Porto "é um mito".

"O FC Porto habituou-se mal, foi ganhando e os adeptos são muito exigentes. Pensavam que se ganha com toda a gente, que o Porto ganhava com qualquer treinador mas isso é mito. É mentira. Um treinador que chegue ao Porto tem de ter uma ideia de jogo forte, tem de saber implementá-la, tem de saber lidar com a pressão. Não é para qualquer um", sublinha.

Todavia, Vítor Pereira garante já ter virado a página sobre o FC Porto e aponta a outros horizontes para o seu futuro: "Quero ir para a Bundesliga e quero ir para a Premier League. Portanto, é aí que eu estou focado."

Depois do seu bi-campeonato nos dois primeiros anos num "grande", Vítor Pereira pode ver a sua proeza repetida por Rui Vitória no Benfica.

mbora diferencie os percursos, o técnico do 1860 Munique ressalva que ambos têm em comum um trajeto desde as divisões inferiores.

"O Rui Vitória é o Rui Vitória e o Vítor Pereira é o Vítor Pereira. O Rui tem as ideias dele, também tem este trajeto de quem vem de baixo e, normalmente, quem vai de baixo e vai experimentando coisas, quando a oportunidade surge está preparado. E ele está a provar que se preparou bem para um clube grande como o Benfica", sentencia.

O 1860 Munique, de Vítor Pereira, encerra o estágio esta sexta-feira e regressa à Alemanha, onde irá iniciar a segunda volta da II Liga alemã no dia 27, frente ao Greuther Furth.

Lusa

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.