sicnot

Perfil

Desporto

UEFA analisa sistema para daltónicos na Taça da Liga

Exemplo da utilização do código nas acessibilidades de estádios

Color Add

A UEFA observou esta quarta-feira em Faro a implementação do sistema de identificação de cores para daltónicos na bilhética, sinalética e outros materiais gráficos da fase final da Taça da Liga em futebol, que decorre até domingo no Estádio Algarve.

Segundo nota da Liga de clubes, a diretora da UEFA para a área da Responsabilidade Social, a suíça Monica Namy, está em Faro acompanhada por Kathryn Ward, da Colour Blind Awareness, organização britânica não-governamental que coopera com a UEFA no que diz respeito a matérias relacionadas com o daltonismo.

O designer português Miguel Neiva, criador do sistema Color Add, foi também recebido pelas duas responsáveis.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) diz que esta é uma "ação pioneira a nível mundial": o código ColorADD, sistema destinado a auxiliar os daltónicos com base nas três cores primárias (amarelo, azul e vermelho), será visível na sinalética do Estádio Algarve, na bilhética e na credenciação.

Os uniformes dos elementos do 'staff' da LPFP e dos participantes em várias atividades paralelas da 'final four', bem como o Jogo das Lendas, Torneio Inter-Escolas e Corrida do Adepto também utilizarão o sistema.

O código recebeu, desde o início do milénio, a Medalha de Ouro da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem, o Prémio de Acessibilidade aos Transportes pelo IMTT, ambos em 2012, a Medalha Municipal de Mérito -- Grau Prata atribuído pela Câmara Municipal do

Porto e uma Menção Honrosa atribuída pela APMP, ambos em 2013.

O daltonismo, perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, é uma limitação não visível, incurável, transmitida hereditariamente e que afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o Mundo, maioritariamente homens.

Esta quarta-feira disputa-se o Vitória de Setúbal - Sporting de Braga, enquanto quinta-feira decorre o Moreirense-Benfica, também às 20:45: a final decorre domingo.

Lusa

  • "O favoritismo tem de ser provado é amanhã"
    0:41

    Desporto

    O Benfica venceu 7 das 9 edições da Taça da Liga e por isso é o favorito à conquista do troféu deste ano. Rui Vitória diz que esse favoritismo tem de ser provado dentro de campo e prepara o jogo com o Moreirense com quatro baixas na equipa. Na véspera de jogar a meia-final da Taça da Liga, André Horta, Mitroglou, Fejsa e Grimaldo não treinaram com a equipa mas de regresso está Raul Jímenez. O avançado mexicano treinou sem limitações, nos 15 minutos abertos à comunicação social e pode ser opção para o encontro de quinta-feira no Algarve. O jogo vai ter arbitragem de Tiago Martins, de Lisboa.

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20

    País

    Dois jovens com cerca de 20 anos foram ao final da tarde deste sábado atropelados mortalmente na freguesia de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho. O repórter da SIC Miguel Ângelo Marques falou com o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Rui Coceiro, que revelou que as vítimas foram declaradas mortas ainda no local.

  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07