sicnot

Perfil

Desporto

Turquia vai candidatar-se à organização do Euro 2024

A Turquia vai candidatar-se à organização do Campeonato da Europa de futebol de 2024, anunciou esta quarta-feira o presidente da federação turca (TFF), Yildirim Demirören.

"Desejo que a nossa candidatura seja bem-sucedida. A Turquia vai apresentar a sua candidatura em 02 de março", disse o líder da TFF, em conferência de imprensa, ao lado de ministro do Desporto, Akif Çagatay Kilic.

A Turquia tinha ponderado candidatar-se à organização do Euro2020, mas, após a decisão de disputar a competição em 13 cidades, preferiu focar-se na candidatura à edição de 2024.

O ministro do Desporto garantiu que o país está agora dotado das infraestruturas necessárias para acolher um evento da dimensão de um Europeu, "ao nível das estradas, aeroportos e pontes".

Desde a chegada ao poder, em 2003, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, avançou para a modernização de uma série de infraestruturas, no âmbito do projeto "Objetivo 2023", um plano que visa juntar o país ao grupo dos mais ricos do mundo.

No entanto, a Turquia terá de convencer a UEFA no que respeita à segurança no país, afetado por vários atentados perpetrados por jihadistas e curdos. Em julho de 2016, houve também uma tentativa de golpe de Estado.

Nesta 'corrida', a Turquia deverá ter como principal adversário a Alemanha, que já deu a entender que pretende utilizar as infraestruturas erguidas para o Mundial2006.

Eventualmente, poderá também avançar uma candidatura conjunta dos países escandinavos.Caso a Turquia convença a UEFA, que tomará uma decisão em setembro de 2018, este será o maior evento desportivo organizado pelo país, que já concorreu por três vezes à organização de um Europeu.

A derrota de Istambul para Tóquio para a organização dos Jogos Olímpicos de 2020 foi encarada como um revês traumático e uma humilhação para o governo liderado por Erdogan.

Lusa

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.