sicnot

Perfil

Desporto

Turquia vai candidatar-se à organização do Euro 2024

A Turquia vai candidatar-se à organização do Campeonato da Europa de futebol de 2024, anunciou esta quarta-feira o presidente da federação turca (TFF), Yildirim Demirören.

"Desejo que a nossa candidatura seja bem-sucedida. A Turquia vai apresentar a sua candidatura em 02 de março", disse o líder da TFF, em conferência de imprensa, ao lado de ministro do Desporto, Akif Çagatay Kilic.

A Turquia tinha ponderado candidatar-se à organização do Euro2020, mas, após a decisão de disputar a competição em 13 cidades, preferiu focar-se na candidatura à edição de 2024.

O ministro do Desporto garantiu que o país está agora dotado das infraestruturas necessárias para acolher um evento da dimensão de um Europeu, "ao nível das estradas, aeroportos e pontes".

Desde a chegada ao poder, em 2003, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, avançou para a modernização de uma série de infraestruturas, no âmbito do projeto "Objetivo 2023", um plano que visa juntar o país ao grupo dos mais ricos do mundo.

No entanto, a Turquia terá de convencer a UEFA no que respeita à segurança no país, afetado por vários atentados perpetrados por jihadistas e curdos. Em julho de 2016, houve também uma tentativa de golpe de Estado.

Nesta 'corrida', a Turquia deverá ter como principal adversário a Alemanha, que já deu a entender que pretende utilizar as infraestruturas erguidas para o Mundial2006.

Eventualmente, poderá também avançar uma candidatura conjunta dos países escandinavos.Caso a Turquia convença a UEFA, que tomará uma decisão em setembro de 2018, este será o maior evento desportivo organizado pelo país, que já concorreu por três vezes à organização de um Europeu.

A derrota de Istambul para Tóquio para a organização dos Jogos Olímpicos de 2020 foi encarada como um revês traumático e uma humilhação para o governo liderado por Erdogan.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.