sicnot

Perfil

Desporto

Casillas passa a deter o recorde de jogos nas provas europeias

O guarda-redes espanhol do FC Porto, Iker Casillas, bateu, frente à Juventus, o recorde de presenças em jogos das competições europeias de futebol, com 175, ultrapassando o italiano Paolo Maldini.

Casillas, de 35 anos, tinha 157 jogos da UEFA ao serviço do Real Madrid antes de se transferir para o FC Porto, em 2015, pelo qual alinhou em mais dezoito partidas, o que lhe permitiu agora bater este recorde, a juntar a outro que detém, o de capitanear a seleção espanhola por 167 vezes, que partilha com Gianluigi Buffon, ao serviço da seleção italiana.


O anterior recordista, o histórico central do AC Milan, que jogou até aos 41 anos e participou em 174 jogos nas provas europeias, Paolo Maldini, foi campeão europeu por cinco vezes e conquistou sete campeonatos italianos.


A Maldini seguem-se o espanhol Xavi Hernandez, antigo médio do FC Barcelona, que disputou 173 jogos nas provas europeias e detém o recorde de títulos no futebol espanhol, nada menos de 28, entre os quais quatro ligas dos campeões europeus, e o holandês Clarence Seedorf, antigo jogador do Ajax, do Real Madrid, do Inter e do AC Milan, com 163 jogos.


De resto, Seedorf continua a ser o único jogador a vencer a Liga dos Campeões por três clubes diferentes, o Ajax, em 1995, o Real Madrid, em 1998, e o AC Milan, em 2003 e 2007.


Os jogadores portugueses melhor colocados nesta lista são Luís Figo e Cristiano Ronaldo, em 17.º e 18.º, respetivamente, ambos com 142 jogos nas provas europeias.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.