sicnot

Perfil

Desporto

FIFA afasta árbitro ganês de forma vitalícia por influenciar resultado

A Comissão Disciplinar da FIFA afastou esta segunda-feira de forma vitalícia o árbitro ganês Joseph Odartei Lamptey, depois de este ter influenciado o resultado entre África do Sul e Senegal, da qualificação para o Mundial de futebol de 2018.

Em comunicado, o organismo de cúpula do futebol mundial explica que o ganês foi considerado culpado de infringir a alínea 1 do artigo 6 do Código Disciplinar, sobre influenciar resultados contra a ética dos árbitros.

Em causa está o encontro de 12 de novembro de 2016, a contar para a zona africana de qualificação para o Mundial2018, na Rússia, que a África do Sul venceu por 2-1, com o Senegal a sofrer o primeiro golo através de uma grande penalidade que surge depois de Rodgers cabecear para as pernas de Koulibaly, com Lamptey a assinalar penálti.

A Federação senegalesa de futebol tinha pedido à Confederação Africana de Futebol (CAF) e à FIFA para investigar o árbitro, que, na sua opinião, "adotou decisões escandalosas em favor da seleção sul-africana".

A CAF tinha suspenso Lamptey, que esteve nos Jogos Olímpicos do Rio2016, por três anos.

A decisão da FIFA, hoje conhecida, impede o árbitro, de 42 anos, de arbitrar partidas para o resto da vida, mas também de participar em quaisquer atividades relacionadas com futebol no âmbito nacional e internacional.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.