sicnot

Perfil

Desporto

Tecnologia do Olho de Falcão vai estar na Taça das Confederações e Mundial de Clubes

A FIFA confirmou esta sexta-feira ter escolhido o Olho de Falcão para auxiliar o árbitro assistente de vídeo (VAR) na Taça das Confederações, de 17 de junho a 2 julho, e no Mundial de Clubes, de 6 a 16 de dezembro.

O sistema, já testado em jogos particulares, também será aplicado no Mundial de sub-20, entre 20 de maio e 11 de junho, na Coreia do Sul, e foi eleito pela FIFA de entre um processo de seleção que contou com vários fornecedores de tecnologia para VAR.

"A FIFA está confiante de que a escolha de o Olho de Falcão como tecnologia para VAR nas próximas competições atende aos requisitos tecnológicos inovadores necessários para que haja mais integridade e justiça no nosso jogo", comentou o secretário-geral-adjunto da FIFA, o sérvio Zvonimir Boban.

O uso experimental do assistente de vídeo árbitro (VAR) foi aprovado na 130.ª Reunião Anual da International Board (IFAB), em março de 2016, por um período de dois anos, para identificar as vantagens e desvantagens do seu uso e se a sua utilização "melhora o jogo".

Com a sua utilização nas provas referidas, a FIFA pretende examinar como é que o sistema VAR influencia o comportamento tanto de jogadores como de árbitros, público presente nos estádios e espetadores televisivos, antes do IFAB tomar uma decisão final sobre a sua utilização em 2018 ou, o mais tardar, 2019.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC

  • Ministro volta a não se comprometer com aumento dos salários
    2:51

    Economia

    O ministro das Finanças diz que a falta de enfermeiros no Hospital de Santa Maria é meramente transitória. Durante a audição no parlamento, o ministro também foi pressionado, à esquerda e à direita, para aumentar os salários na Função Pública, mas voltou a não se comprometer.