sicnot

Perfil

Desporto

Dueto Cheila/Maria Beatriz faz história

As nadadoras Cheila Morais Vieira e Maria Beatriz Gonçalves alcançaram um resultado histórico para a natação sincronizada portuguesa, ao superarem a barreira dos 70 pontos no dueto técnico dos Mundiais2017, que decorrem em Budapeste.

O dueto da Gesloures, que se estreou em campeonatos do mundo, somou um total de 71,7694 pontos, que lhe valeu o 33.º lugar da geral. As nadadoras portuguesas esperam agora melhorar este resultado na prova livre, a decorrer na segunda-feira.


"Estamos felizes, mas a nossa ambição leva-nos a querer mais, a sonhar com mais. Queremos sempre melhorar em pequenos detalhes e no dia 18, com o dueto livre, iremos tudo fazer para melhorar", afirmou a diretora técnica nacional Mariana Marques.


As nadadoras russas Alexandra Patskevich e Svetlana Kolesnichenko obtiveram a melhor pontuação das eliminatórias, com 95,0062 pontos, onde foram apurados 12 duetos para a final.


Portugal fez a sua estreia da natação sincronizada em Mundiais em Kazan2015. Ana Isabel Baptista/Maria do Carmo Martins em dueto técnico asseguraram o 34.º lugar (68,6962) e Bárbara Nogueira Costa/Diana Sanches Gomes em dueto livre foram 33.º (69,3333).

Lusa

  • Governo prepara projeto para suavizar transição para a reforma
    1:38

    Economia

    O Governo quer suavizar a transição do trabalho para a reforma. A ideia é que essa passagem seja feita gradualmente e não de um dia para o outro, o que pode ser mais traumático. O projeto prevê a possilidade de o trabalhador cumprir meio horário e acumular com meia pensão.

  • Portugal pode perder parte dos fundos comunitários
    2:21

    Economia

    Portugal arrisca-se a perder parte dos fundos comunitários atribuídos ao país, se não acelerar a execução dos programas que têm comparticipação de Bruxelas. A notícia é avançada pelo jornal Público, que revela que o país ainda está longe de cumprir as metas mínimas. O Executivo desdramatiza e acredita que serão cumpridas até ao final do ano. O Governo diz mesmo que Portugal deverá ser um dos países com melhores taxas de execução.

  • Proteína tóxica que se acumula no cérebro pode ser uma das causas do Alzheimer
    2:33

    País

    Uma proteína tóxica que se acumula no cérebro pode ser uma das causadoras do Alzheimer. A revelação, feita pelo prémio Nobel da Medicina de 2014, será discutida no terceiro dia da cimeira mundial sobre doenças neurodegenerativas na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A partir de hoje, serão apresentadas novidade nas investigações científicas sobre a epidemia silenciosa, que atinge 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

  • Primeiro discurso de Costa na ONU alinhado com o de Guterres

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, proferirá hoje o seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, devendo estar muito alinhado com a agenda política apresentada na terça-feira pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, valorizando o multilateralismo.