Desporto

Neymar põe fim a litígio e paga 2,1 milhões de euros às autoridades brasileiras

Patrick Semansky

Neymar concordou em pagar 2,1 milhões de euros às autoridades fiscais brasileiras para pôr fim a um litígio relativo ao pagamento de direitos de imagem ao tempo em que jogava no Santos, anunciaram esta sexta-feira os seus advogados.

"Calculamos que haverá 8 milhões de reais a pagar (2,1 milhões de euros). Esse valor será pago, mesmo que não concordemos com esta multa", explicou o advogado de Neymar, Marcos Neder, em conferência de imprensa.

Neder lembrou que este processo se arrasta há mais de três anos, razão pela qual quer resolvê-lo de modo a que Neymar possa seguir em frente nesta nova fase da sua carreira, em que foi protagonista da maior transferência de sempre no futebol, ao deixar o FC Barcelona para ingressar no Paris Saint-Germain (PSG).

Em setembro de 2015, o Tesouro brasileiro congelara 188,8 milhões de reais (aproximadamente 43 milhões de euros ao câmbio da época) dos ativos de Neymar devido a impostos não pagos relativos aos direitos de imagem no período entre 2011 e 2013.

O craque brasileiro obteve uma redução considerável da multa, embora caiba às autoridades fiscais determinar se aceitam o montante proposto pela defesa do futebolista

Os seus advogados consideram que o Neymar jamais arriscará enfrentar este género de problemas em Paris, garantindo que o PSG não pagará direitos de imagem.

"É um contrato simples, de acordo com as regras do Direito francês, que é muito rigoroso e não permite o pagamento de direitos de imagem", explicou o advogado Gustavo Xisto.

Neymar conseguiu livrar-se de muitos dos seus problemas com a justiça brasileira, mas será julgado em Espanha devido à sua controversa transferência do Santos para o FC Barcelona, em 2013.

Os seus advogados explicaram ainda que não descartam processar judicialmente o 'Barça' nos tribunais receber o pagamento de um prémio de 26 milhões de euros acordado há um ano, aquando da renovação do contrato do jogador com o clube catalão, que foi prolongado até 2021.

Esse prémio deveria ter sido pago antes de 31 de julho deste ano, mas Neymar deixou o FC Barcelona três dias depois e os responsáveis do clube catalão disseram logo que estava fora de questão o pagamento do referido prémio.

Lusa

  • Três sportinguistas analisam entrevista de Bruno de Carvalho
    1:29
  • Manuel Pinho não terá declarado dinheiro que recebeu
    2:45

    Economia

    Manuel Pinho não terá declarado ao Tribunal Constitucional o dinheiro que recebeu do chamado saco azul do Grupo Espírito Santo. Esta terça-feira, no Parlamento, o antigo ministro da Economia de José Sócrates foi questionado sobre o assunto mas recusou responder.

  • Ora Eça!

    Opinião

    Eça, o meu conterrâneo que se definia como sendo "apenas um pobre homem da Póvoa de Varzim" não haveria de gostar de nada que fosse obrigatório. Durante décadas, Os Maias lá estiveram, quem sabe numa progressista lista pós-revolução, dada a natureza "sexual e incestuosa" da obra. Sai dessa lista agora. Claro que sai. "Ninguém" gostava de "ter de" ler Os Maias.

    Pedro Cruz

  • Jovens tailandeses poderão vir a sofrer de transtornos a longo prazo
    2:30

    Mundo

    Os 12 rapazes e o treinador resgatados de uma gruta da Tailândia já tiveram alta. Uma semana depois, saíram do hospital e deram uma conferência de imprensa em que se mostraram sorridentes. No entanto, os especialistas advertem que poderão vir a sofrer de transtornos a longo prazo, se forem obrigados recorrentemente a reviver tudo o que passaram.

  • Os portugueses que se cruzaram na vida de Mandela
    2:19
  • Cem anos de Mandela: o legado de um "gigante da História"

    Mundo

    Na história da Humanidade contam-se muito poucas figuras capazes de gerar uma aclamação unânime e global de elogio e agradecimento. Nelson Mandela está nessa lista de eleitos. No dia em que completaria 100 anos, recordamos o legado de "Madiba", um dos maiores impulsionadores da paz que este mundo já conheceu.

    André de Jesus

  • Será este o táxi mais autografado do mundo?
    2:27
  • Quem é a mais recente líder da Sonae?
    2:16
  • Rádio Escuta dá voz aos imigrantes que vivem em Lisboa
    4:02

    País

    Uma rádio comunitária está no ar, por estes dias, no bairro do Intendente, em Lisboa. O projeto é temporário e termina no próximo domingo. Mas até lá, a Rádio Escuta chega a mais de 100 países, pela internet, e dá voz aos imigrantes de diversas origens que vivem em Lisboa.

  • Lisboa vai ser Capital Verde da Europa em 2020
    2:54

    País

    O vereador do Ambiente de Lisboa quer envolver todos os cidadãos, empresas e agentes culturais na Capital Verde da Europa em 2020. Lisboa é a primeira cidade do sul da Europa a conseguir a distinção e, até lá, a Câmara promete um conjunto de investimentos para tornar a capital portuguesa um exemplo na área ambiental. Um deles é a construção de uma central solar.

  • Donald Trump em nova polémica

    Mundo

    O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, fez estalar uma nova polémica ao chamar ao Montenegro um "país muito pequeno" cujos habitantes são "muito agressivos" e por parecer questionar o princípio da defesa mútua dentro da NATO.

  • Urso apanhado na piscina de moradia de luxo na Califórnia
    1:35