Desporto

Cristiano Ronaldo conquista quinta Bola de Ouro

FAUGERE FRANCK HANDOUT

O internacional português Cristiano Ronaldo conquistou esta quinta-feira, pela quinta vez na carreira, a Bola de Ouro, atribuída pela revista France Football, que distingue o melhor futebolista do mundo em 2017.

"Sinto-me feliz. É um grande momento na minha carreira. Estou contente por ter tido uma época fantástica, com a vitória na Liga dos Campeões e na Liga espanhola. Em termos individuais, consegui tornar-me o melhor marcador da história da Champions. E a conquista desses troféus ajuda a conquistar estes prémios", disse o capitão da seleção nacional, na primeira reação a mais uma conquista.

Ronaldo agradeceu aos colegas do Real Madrid e aos companheiros da seleção e também a todos aqueles que o ajudaram a estar em grande forma.

Momentos antes, ainda no topo da Torre Eiffel, onde surgiu com a Bola de Ouro na mão, o avançado madridista confessou que nunca esperou receber o prémio naquele cenário.

"É fantástico. É uma grande experiência, não estava à espera, está frio, mas não há problema", disse.

O avançado português repetiu uma conquista que já tinha alcançado em 2008, 2013, 2014 e 2016, isto depois de já ter sido distinguido pela FIFA, em outubro, com o prémio The Best para melhor jogador do mundo este ano.

Ronaldo, que conquistou em 2017 a Liga dos Campeões, a Liga espanhola, a Supertaça europeia e a Supertaça espanhola pelo Real Madrid, igualou os cinco troféus do argentino Lionel Messi (2009 a 2012 e 2015).

A fechar o pódio ficaram precisamente Messi (2.º - Barcelona) e o avançado brasileiro Neymar (3.º - PSG). O quarto lugar foi para o guarda-redes italiano Gianluigi Buffon (Juventus) e o quinto para o médio croata Luka Modric (Real Madrid).

Em sexto ficou o defesa espanhol Sérgio Ramos (Real Madrid), no sétimo lugar o avançado francês Kylian Mbappé (PSG), na oitava posição, outro francês, o médio N'Golo Kanté (Chelsea); o nono lugar foi para o avançado polaco Robert Lewandowski (Bayern Munique) e a fechar o top 10, outro avançado, o inglês Harry Kane (Tottenham).

A cerimónia ficou também marcada por um momento especial: Georgina Rodríguez foi chamada ao palco e a organização ofereceu ao casal uma roupa para Alana Martina, a filha do casal, nascida a 12 de novembro. À frente são visíveis cinco Bolas de Ouro, numa alusão aos cinco troféus conquistados por Ronaldo:

Para além da quinta conquista, Ronaldo somou a 11.ª presença consecutiva no top 10 do prémio, entregue anualmente pela revista France Football.

Entre os futebolistas lusos, Cristiano Ronaldo, nascido na Madeira a 5 de fevereiro de 1985 (32 anos), já é, de muito longe, o melhor, ao somar cinco títulos, contra apenas um de Eusébio e outro de Figo.

  • Sabe que pode estar a pagar 100€ a mais na fatura do gás?
    2:29

    Economia

    A maior parte das empresas fornecedoras de gás continua a cobrar aos clientes a taxa de ocupação do subsolo ao clientes, apesar da lei dizer que deve ser paga pelas empresas desde janeiro de 2017. Cada Câmara Municipal cobra o que entende e há autarquias que não cobram nada. Em alguns casos podemos estar a falar de mais de 8 euros por mês, ou seja, mais de 100 euros por ano.

  • Jorge Jesus já pode falar sobre o Sporting
    2:27

    Desporto

    No Sporting, Battaglia e Bas Dost podem estar de regresso ao clube de Alvalade, depois de terem rescindido contrato. Outra das notícias do dia é o fim da cláusula de confidencialidade que não permitia a Jorge Jesus falar sobre o tempo passado no clube.

  • As técnicas e o currículo polémico do Dr. Bumbum
    2:10

    Mundo

    Uma mulher morreu após uma operação aos glúteos, feita na casa de um cirurgião plástico conhecido no Brasil por Dr. Bumbum. Depois de quatro dias em fuga, o homem entregou-se às autoridades. O médico operava as mulheres em casa e no currículo tem um curso que não acabou e pós-graduações que não são reconhecidas.

  • "A bebedeira passa, o resto não!"
    2:48
  • "Não tenho casa, não tenho família, não sei para onde ir"
    0:15