sicnot

Perfil

Desporto

FIFA divulga dossiers das candidaturas ao Mundial de futebol de 2026

Luc Gnago

As duas candidaturas ao Mundial de futebol de 2026 entraram esta segunda-feira na reta final da corrida, com a publicação pela FIFA dos dossiês apresentados por Marrocos e pela tripla candidatura de Estados Unidos da América, Canadá e México.

A escolha final será em 13 de junho e até lá as duas propostas vão ser analisadas por uma comissão de avaliação de cinco pessoas, entre as quais dois secretários-gerais-adjuntos, Marco Villiger e Zvonimir Boban.

A comissão vai avaliar em pormenor as propostas e poderá mesmo afastar uma "de forma automática" se a considerar insuficiente.

Marrocos propõe 12 estádios, entre os quais cinco existentes, renovados. Tem em projeto três estádios ultramodernos, a exemplo do Grande Estádio de Casablanca, de 93 mil lugares, esperado palco de jogos nacionais para os marroquinos.

Já a candidatura tripla norte-americana tem 23 cidades pré-selecionadas, das quais quatro canadianas e três mexicanas. No final, serão 16 cidades, com estádios "já construídos e operacionais", de capacidade média de 68 mil pessoas.

"Trato da avaliação de candidaturas há mais de vinte anos, em diferentes cargos, e desafio qualquer um a encontrar uma organização que tenha um processo mais objetivo, transparente e justo", comentou Gianni Infantino, presidente da FIFA, no comunicado de apresentação da fase final do processo de escolha.

Lusa

  • João Galamba deixa de ser porta-voz do PS

    País

    João Galamba vai deixar de ser porta-voz do PS e de integrar a comissão permanente do partido. A nova porta-voz dos socialistas vai ser Maria Antónia Almeida Santos, que já integrava a comissão independente, órgão de direção política do PS.

  • Mariano Rajoy não vai convocar eleições antecipadas
    1:24

    Mundo

    O governo espanhol está por um fio por causa de um processo de corrupção a envolver dirigentes do PP. O PSOE apresentou uma moção de censura e o Ciudadanos pede eleições antecipadas. O chefe do governo, Mariano Rajoy, já disse que não vai convocar eleições.

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.