sicnot

Perfil

Economia

Famílias e empresas com menos dívidas do que há 2 anos, Estado com mais

A dívida total das empresas portuguesas está a diminuir desde há dois anos. Ao contrário do somatório da dívida do Estado, que cresceu sempre desde o início da intervenção da troika, as empresas estão agora a dever menos. O total das responsabilidades de pequenas, médias e grandes empresas chegou a ser de 280 mil milhões de euros em 2012. O boletim estatístico do Banco de Portugal mostra agora que no final de 2014, a dívida acumulada das empresas portuguesas era de 247 mil milhões de euros. Neste período, também as famílias reduziram as suas dívidas aos bancos de 165 mil milhões de euros para 149 mil milhões de euros. Só o Estado contrariou esta tendência de desendividamento da economia portuguesa.

(Reuters/Arquivo)



  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50