sicnot

Perfil

Economia

Famílias e empresas com menos dívidas do que há 2 anos, Estado com mais

A dívida total das empresas portuguesas está a diminuir desde há dois anos. Ao contrário do somatório da dívida do Estado, que cresceu sempre desde o início da intervenção da troika, as empresas estão agora a dever menos. O total das responsabilidades de pequenas, médias e grandes empresas chegou a ser de 280 mil milhões de euros em 2012. O boletim estatístico do Banco de Portugal mostra agora que no final de 2014, a dívida acumulada das empresas portuguesas era de 247 mil milhões de euros. Neste período, também as famílias reduziram as suas dívidas aos bancos de 165 mil milhões de euros para 149 mil milhões de euros. Só o Estado contrariou esta tendência de desendividamento da economia portuguesa.

(Reuters/Arquivo)



  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.