sicnot

Perfil

Economia

Ramo automóvel alerta para importação de autocarros usados "altamente poluentes"

A Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) alertou o Governo para a existência de autocarros importados alegadamente sem obedecerem às normas de segurança ambiental impostas aos veículos novos, revelando-se "altamente poluentes" e um fator de "concorrência desleal".

Reuters

O alerta, a que a agência Lusa teve hoje acesso, foi remetido ao secretário de Estado dos Transportes por António Teixeira Lopes, presidente da ARAN, entidade que representa cerca de 2.000 empresas do setor automóvel.

"Segundo dados dos Serviços dos Impostos Especiais de Consumo e do Imposto sobre Veículos, nos últimos três anos foram importados 984 autocarros usados, (...) a grande maioria bastante antigos e altamente poluentes", realça o presidente da ARAN no documento enviado ao governante.

Numa referência às normas que definem os limites permitidos para a emissão de gases de escape, Teixeira Lopes acrescenta que entre esses veículos se incluem agora "757 que não obedecem à norma EURO 4, que entrou em vigor em janeiro de 2005, há mais de 10 anos".

"Foram mesmo importados 27 autocarros que nem à norma EURO 1 obedecem", realça o presidente da ARAN, em referência a legislação ainda mais antiga, publicada em julho de 1992.

Teixeira Lopes explicou à Lusa que algumas das normas EURO "serviram de base para a Câmara de Lisboa proibir a entrada de carros com matrícula anterior a 2000 no centro da cidade".

Na carta enviada ao Governo, defende, por isso, que, num momento em que se implementam medidas ecológicas no sentido de um maior controlo ambiental da circulação automóvel, a importação de veículos nesses formatos "é inconcebível".

"Desconhece-se quem são os adquirentes dos autocarros e que tipo de serviço efetuam", alerta ainda o presidente da ARAN, concluindo que "a importação referenciada constitui uma concorrência perfeitamente desleal para com os construtores de carroçarias nacionais que, face à situação económica nacional, já encerraram ou se encontram em risco de encerrar [a sua atividade]".


  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16
  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.