sicnot

Perfil

Economia

Granadeiro diz falar sob "juramento" no âmbito do caso BES

O antigo presidente da Portugal Telecom (PT) Henrique Granadeiro começou pelas 16:10 a sua audição na comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) e fará uma declaração inicial de 30 minutos sob "juramento".

Ex-presidente da Portugal Telecom Henrique Granadeiro

Ex-presidente da Portugal Telecom Henrique Granadeiro

JO\303\203O RELVAS (Lusa)

O presidente da comissão, o deputado do PSD Fernando Negrão, realçou que, após a declaração inicial, o responsável responderá, como normalmente, às perguntas dos deputados dos vários partidos.

O responsável iniciou a sua intervenção dizendo querer "contribuir para o esclarecimento da verdade dos factos" e realçou falar sob "juramento" devido às suas crenças religiosas e à sua "convicção republicana".

A audição de Granadeiro é das mais esperadas da comissão de inquérito, mais a mais após a presença no parlamento do também ex-presidente executivo da PT, Zeinal Bava, na passada quinta-feira.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e tinha inicialmente um prazo total de 120 dias, até 19 de fevereiro, mas foi prolongado por mais 60 dias.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".


Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.