sicnot

Perfil

Economia

Granadeiro diz falar sob "juramento" no âmbito do caso BES

O antigo presidente da Portugal Telecom (PT) Henrique Granadeiro começou pelas 16:10 a sua audição na comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) e fará uma declaração inicial de 30 minutos sob "juramento".

Ex-presidente da Portugal Telecom Henrique Granadeiro

Ex-presidente da Portugal Telecom Henrique Granadeiro

JO\303\203O RELVAS (Lusa)

O presidente da comissão, o deputado do PSD Fernando Negrão, realçou que, após a declaração inicial, o responsável responderá, como normalmente, às perguntas dos deputados dos vários partidos.

O responsável iniciou a sua intervenção dizendo querer "contribuir para o esclarecimento da verdade dos factos" e realçou falar sob "juramento" devido às suas crenças religiosas e à sua "convicção republicana".

A audição de Granadeiro é das mais esperadas da comissão de inquérito, mais a mais após a presença no parlamento do também ex-presidente executivo da PT, Zeinal Bava, na passada quinta-feira.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e tinha inicialmente um prazo total de 120 dias, até 19 de fevereiro, mas foi prolongado por mais 60 dias.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".


Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Cultura

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16