sicnot

Perfil

Economia

Faria de Oliveira qualifica colapso do BES como "impensável e deplorável"

A queda do Banco Espírito Santo (BES) apanhou o líder da Associação Portuguesa de Bancos (APB) de surpresa, com Faria de Oliveira a dizer no parlamento que tal cenário era impensável poucos meses antes de ser consumado.

Inacio Rosa

"A impensável e deplorável crise do BES teve efeitos imediatos que se traduziram em danos de imagem e de reputação para o setor e para o país", afirmou Fernando Faria de Oliveira durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES/Grupo Espírito Santo (GES).

O responsável apontou também para o impacto nos mercados financeiros, realçando que "é necessário separar o trigo do joio".

Apesar de a medida de resolução aplicada pelo Banco de Portugal ao banco não ser a preferida da APB, conforme Faria de Oliveira revelou hoje aos deputados, apontando em alternativa para a utilização da linha pública de recapitalização da banca, o responsável reconheceu que a intervenção do supervisor "permitiu salvaguardar a estabilidade do sistema".

Questionado sobre as lições a retirar a partir do exemplo do BES, o responsável considerou que "o caso BES, depois do BPN e do BPP, mostram que as crises económicas profundas podem afetar as instituições, mas é a má gestão" que os fragiliza.

E apontou para os valores essenciais para quem lidera instituições financeiras: "Idoneidade, ética e honra".


Lusa
  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.