sicnot

Perfil

Economia

Exportações estreiam-se em 2015 a descer 1,8% e importações caem 10,2%

As exportações diminuíram 1,8% em janeiro de 2015, enquanto as importações registaram uma queda homóloga de 10,2%, com ajuda da descida do preço do petróleo, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

O recuo da venda de bens ao exterior reflete a evolução negativa do comércio extra-União Europeia (UE), com uma queda de 7,1%, sobretudo no que diz respeito a combustíveis minerais e máquinas e aparelhos, já que se registou um aumento das vendas dentro do espaço comunitário (0,2%).

No caso das importações, a diminuição deveu-se sobretudo ao comércio extra-UE (-28,6%, enquanto as importações intra-EU diminuíram 2,7%).

Excluindo o grupo dos combustíveis e lubrificantes, em janeiro de 2015, as exportações aumentaram 1,4% e as importações desceram 1,4% face ao mês homólogo. 

Em dezembro de 2014, as exportações tinham tido um acréscimo homólogo de 5% e as importações de 2,5% (6,5% e -1,8%, respetivamente, excluindo os combustíveis).

Comparando com o mês anterior, as exportações aumentaram 3,6%, devido sobretudo à subida de 12% no comércio intra-UE, enquanto as exportações extra-UE diminuíram 15,2%.

As importações diminuíram 5,9% em termos mensais, em resultado da redução de 4,2% nas compras intra-UE e de uma descida de 11,3% nas compras a países extra-comunitários.

"Esta evolução nas importações extra-UE de combustíveis minerais resulta da diminuição em volume das importações deste tipo de bens, mas deve-se sobretudo ao comportamento do preço de importações do petróleo bruto (crude), que registou neste mês o preço mais baixo desde maio de 2009", justificou o INE.

No trimestre terminado em janeiro de 2015, as exportações aumentaram 0,9% e as importações diminuíram 1,8% face ao período homólogo, permitindo uma diminuição de 354 milhões de euros no défice da balança comercial.


Lusa
  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.