sicnot

Perfil

Economia

Paulo Ralha garante que a bolsa VIP de contribuintes foi entregue pelo Secretário de Estado

Paulo Ralha garante que a bolsa VIP de contribuintes foi entregue pelo Secretário de Estado

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos garante que a bolsa de contribuintes VIP foi entregue na Direção de Segurança Informática do Fisco pelo Secretário de Estado. Esta noite, Paulo Ralha exigiu uma investigação o quanto antes para evitar que os dados sejam eliminados. Quanto às declarações do Secretário de Estado que esta quinta-feira negou ser o responsável pela lista de contribuintes privilegiados, Paulo Ralha garante ter informações concretas que desmentem Paulo Núncio.

Estas declarações aconteceram já depois do Secretário de Estado, Paulo Núncio, ter desmentido categoricamente a notícia da revista Visão que dá conta que teria sido ele próprio a entregar a chamada lista de contribuintes VIP.  

A notícia da Visão adianta que a lista terá sido entregue pelo Secretário de Estado dos assuntos Fiscais à direção de Segurança Informática do Fisco, em outubro de 2014, no auge do caso Tecnoforma.
 
O cadastro fiscal dos nomes que constam da lista teria um filtro, que permitiria detetar quem acede aos dados. Contactado pela SIC, Paulo Núncio desmentiu categoricamente a notícia e diz que vai processar judicialmente a revista Visão. Também a Autoridade Tributária já veio desmentir a notícia garantindo que não recebeu qualquer lista da parte de Paulo Núncio destinada a contribuintes considerados especiais.

  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.