sicnot

Perfil

Economia

BCE já comprou 9.751 milhões de euros de dívida pública

O Banco Central Europeu (BCE) informou hoje que na semana passada comprou dívida pública no valor de 9.751 milhões de euros.

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

© Ralph Orlowski / Reuters

Este número já tinha sido avançado na passada quinta-feira por um dos membros do conselho executivo da entidade, Benoit Coeuré, pelo que não deverá incluir a compra de ativos feita no final da semana.

O BCE vai publicar semanalmente a quantidade de dívida que adquiriu, depois de ter iniciado na passada segunda-feira o seu programa de compra de dívida pública, através dos bancos centrais nacionais da zona euro.

Até agora o BCE tem comprado dívida privada (dívida titularizada e obrigações hipotecárias) no valor mensal de 13 mil milhões de euros.

A manter-se o ritmo da semana passada, o volume mensal do programa de obrigações do setor público será de 47 mil milhões de euros, prevê o BCE.

Em finais de janeiro, o presidente do BCE, Mario Draghi, anunciou o lançamento de um programa alargado de compra de dívida pública e privada ao ritmo mensal de 60 mil milhões de euros, destinado a impulsionar a economia da zona euro e a combater a inflação baixa.

Lusa
  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite