sicnot

Perfil

Economia

BCE já comprou 9.751 milhões de euros de dívida pública

O Banco Central Europeu (BCE) informou hoje que na semana passada comprou dívida pública no valor de 9.751 milhões de euros.

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

© Ralph Orlowski / Reuters

Este número já tinha sido avançado na passada quinta-feira por um dos membros do conselho executivo da entidade, Benoit Coeuré, pelo que não deverá incluir a compra de ativos feita no final da semana.

O BCE vai publicar semanalmente a quantidade de dívida que adquiriu, depois de ter iniciado na passada segunda-feira o seu programa de compra de dívida pública, através dos bancos centrais nacionais da zona euro.

Até agora o BCE tem comprado dívida privada (dívida titularizada e obrigações hipotecárias) no valor mensal de 13 mil milhões de euros.

A manter-se o ritmo da semana passada, o volume mensal do programa de obrigações do setor público será de 47 mil milhões de euros, prevê o BCE.

Em finais de janeiro, o presidente do BCE, Mario Draghi, anunciou o lançamento de um programa alargado de compra de dívida pública e privada ao ritmo mensal de 60 mil milhões de euros, destinado a impulsionar a economia da zona euro e a combater a inflação baixa.

Lusa
  • Explosão em Leicester destrói loja e apartamento

    Mundo

    Uma explosão seguida de incêndio, de causas ainda desconhecidas, este domingo à noite em Leicester, Inglaterra, foi classificada pela polícia local como um "grande incidente", que está a ser encarado como uma "operação de busca e salvamento".

    Em atualização

  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39