Carlos Gomes da Silva é o próximo presidente da Galp Energia
22.03.2015 15h38
Carlos Gomes da Silva foi o escolhido para liderar a Galp Energia nos próximos quatro anos, comunicou hoje ao mercado o presidente do conselho de administração da petrolífera portuguesa, Américo Amorim.
© Rafael Marchante / Reuters
"Pretendo propor que a liderança da equipa executiva caiba ao Eng. Carlos Gomes da Silva, que anteriormente exerceu várias funções diretivas na Galp Energia e é seu administrador executivo desde 2008, profissional com profundo conhecimento da empresa e dos seus negócios, com capacidade e experiência que asseguram a qualidade de gestão e o compromisso com a continuidade da estratégia e as prioridades da Galp Energia", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Na sexta-feira, o atual presidente executivo, Manuel Ferreira de Oliveira, informou não estar disponível para voltar a integrar os órgãos sociais da companhia, que liderava desde 2007.
Também o vice-presidente da Galp Energia, Luís Palha da Silva, um dos nomes referidos pela imprensa como forte candidato à liderança da petrolífera, comunicou a indisponibilidade para um novo mandato.
Engenheiro eletrotécnico e de computadores, Carlos Gomes da Silva é membro do conselho de administração da Galp Energia desde 2007, justamente sob proposta do grupo Amorim, sendo responsável pelo segmento de gás, e é ao mesmo tempo administrador da Amorim Energia e da Amorim Investimentos Energéticos.
Na mensagem ao mercado, Américo Amorim destaca que o próximo mandato (2015-18) será "um período de crescimento ímpar dos negócios, com especial enfoque nas atividades de exploração e produção petrolífera", prometendo que continuará "a assegurar o acompanhamento da estratégia orientada por uma gestão sã, prudente e geradora de valor".
"É assim com redobrada confiança que encaro os desafios da Galp Energia nas suas atividades regionais e internacionais, desenvolvidas por uma nova liderança e uma equipa executiva renovada", manifesta o empresário na comunicação ao mercado.
Na assembleia geral de 16 de abril, os acionistas da Galp vão eleger os órgãos sociais para os próximos quatro anos, aprovar as contas relativas a 2014 e pronunciar-se sobre a remuneração acionista.
A empresa propôs o pagamento de um dividendo de 35 cêntimos por ação referente ao exercício de 2014, ano em que o resultado líquido da petrolífera aumentou 20%, para 373 milhões de euros.
Na sexta-feira, os títulos da Galp Energia fecharam a ganhar 4,45% para os 10,35 euros.
Lusa
Relacionados
-
Ferreira de Oliveira e Luís Palha da Silva deixam administração da Galp Energia
O presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, e o seu vice-presidente, Luís Palha da Silva, vão abandonar os cargos, anunciou hoje a petrolífera.
-
Ferreira de Oliveira ganhou 1,5 milhões no último ano na Galp
O presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, recebeu uma remuneração bruta de 1,53 milhões de euros em 2014, segundo o relatório do governo societário da petrolífera.
Na Homepage
-
Atropelamento em Toronto que causou 10 mortos e 15 feridos foi um "ato deliberado".
Um total de dez pessoas morreram e dezena e meia ficaram feridas num atropelamento ocorrido segunda-feira na cidade canadiana de Toronto, que as autoridades classificam como um "ato deliberado".
24.04.2018 às 7h06
-
FC Porto goleia Vitória de Setúbal
O FC Porto manteve a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Vitória de Setúbal, por 5-1, no jogo que encerrou a 31.ª jornada.
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
- 0:44
"A nossa lei tem demasiados buracos"
Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.
24.04.2018 às 0h09
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 2:08
Polícia terá identificado suspeitos do envenenamento de ex-espião russo
A polícia britânica já terá identificado os suspeitos do alegado envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha. O caso continua a levantar polémica. A agência Associated Press falou com dois dos cientistas que trabalharam no programa químico soviético.
23.04.2018 às 21h36
-
Australiano de 12 anos viaja sozinho para Bali sem os pais perceberem
Depois de uma discussão com os pais, um rapaz australiano de 12 anos decide ir a Bali sozinho e levar os cartões de crédito dos pais para ajudas de custo. A família só se apercebeu depois da escola ligar para casa a avisar que Drew, nome fictício, tinha faltado às aulas.
23.04.2018 às 20h23
-
Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral
Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.
23.04.2018 às 19h40
-
-
-
-
Equipas espanholas juntam-se às buscas por pescador desaparecido no rio Minho
23.04.2018 às 21h08
-
-
-
Acusação pede prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista
O Ministério Público da Dinamarca pediu esta segunda-feira prisão perpétua para Peter Madsen, julgado por tortura, homicídio e profanação de cadáver da jornalista sueca Kim Wall, em agosto de 2017, a bordo do submarino que construiu.
23.04.2018 às 18h21
-
-
-
Polícia norte-americana detém suspeito do tiroteio em restaurante de Nashville
23.04.2018 às 20h51
-
Autoridades não deixaram eleitora recensear-se em Maputo por usar roupas curtas
23.04.2018 às 18h43
-
Clube de striptease aceita substituir cartaz à beira de autoestrada nos EUA
23.04.2018 às 18h51
-
-
Polícia interrompe velório para desbloquear telemóvel com o dedo do morto
As autoridades do estado norte-americano da Florida interromperam um velório para tentar desbloquear o telemóvel do morto, como parte da investigação. Linus Phillip foi mortalmente atingido por seis tiros disparados pela polícia, em março, depois de alegadamente ter fugido às autoridades.
23.04.2018 às 23h39
-
Itália concede nacionalidade a bebé britânico para continuar tratamentos em Roma
O Governo de Itália concedeu esta segunda-feira a nacionalidade ao bebé britânico Alfie Evans, com uma doença cerebral degenerativa, para que a criança, que a Justiça do Reino Unido pretende desligar do suporte artificial de vida, continue tratamentos em Roma.
23.04.2018 às 19h55
-
Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies
Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.
23.04.2018 às 20h45
-
Alterações climáticas podem tornar metade do sul europeu em área seca
As alterações climáticas podem levar ao aumento das regiões secas no sul da Europa, atingindo metade da área total, e o número de meses secos pode ultrapassar os sete por ano, em algumas zonas, conclui um estudo.
23.04.2018 às 18h03