sicnot

Perfil

Economia

Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo entrega recibo verde no Ministério

O Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo (STE) entrega hoje à tarde, no Ministério das Finanças, em Lisboa, um recibo verde para exigir o fim dos recibos verdes para estes trabalhadores.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O facto de a maioria dos trabalhadores do espetáculo trabalhar com "falsos" recibos verdes - já que estão sujeitos a um horário de trabalho e a uma hierarquia - é outro dos motivos que leva os trabalhadores a protestarem, disse à Lusa o sindicalista João Barreiros.

 

Acrescentou que metade dos cerca de 1.200 sócios do STE trabalha com recibos verdes.

 

A maior parte das empresas de espetáculo, de som e de luz continuam a funcionar com recibos verdes, mas se tudo estivesse dentro da legalidade os trabalhadores deviam estar a trabalhar com contrato, referiu.

 

"E estes trabalhadores muitas das vezes acumulam dívidas à segurança social, já que têm que a pagar mesmo quando estão sem trabalhar", sublinhou João Barreiros.

 

O sindicalista acrescentou que a iniciativa se insere na semana de luta da Interjovem, a estrutura jovem da CGTP/In, que culmina com uma marcha da juventude, no próximo sábado, em Lisboa.

 

Lusa

  • Depois do Fogo
    0:25

    Reportagem Especial

    Uma semana depois do incêndio de Pedrogão Grande são muitas as histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de pessoas anónimas, que não dormiram durante dias a fio, para apoiar na logística do difícil combate ao incêndio florestal mais mortífero de que há memória. Depois do Fogo, hoje no Jornal da Noite.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.