sicnot

Perfil

Economia

Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo entrega recibo verde no Ministério

O Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo (STE) entrega hoje à tarde, no Ministério das Finanças, em Lisboa, um recibo verde para exigir o fim dos recibos verdes para estes trabalhadores.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O facto de a maioria dos trabalhadores do espetáculo trabalhar com "falsos" recibos verdes - já que estão sujeitos a um horário de trabalho e a uma hierarquia - é outro dos motivos que leva os trabalhadores a protestarem, disse à Lusa o sindicalista João Barreiros.

 

Acrescentou que metade dos cerca de 1.200 sócios do STE trabalha com recibos verdes.

 

A maior parte das empresas de espetáculo, de som e de luz continuam a funcionar com recibos verdes, mas se tudo estivesse dentro da legalidade os trabalhadores deviam estar a trabalhar com contrato, referiu.

 

"E estes trabalhadores muitas das vezes acumulam dívidas à segurança social, já que têm que a pagar mesmo quando estão sem trabalhar", sublinhou João Barreiros.

 

O sindicalista acrescentou que a iniciativa se insere na semana de luta da Interjovem, a estrutura jovem da CGTP/In, que culmina com uma marcha da juventude, no próximo sábado, em Lisboa.

 

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20