sicnot

Perfil

Economia

Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo entrega recibo verde no Ministério

O Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo (STE) entrega hoje à tarde, no Ministério das Finanças, em Lisboa, um recibo verde para exigir o fim dos recibos verdes para estes trabalhadores.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O facto de a maioria dos trabalhadores do espetáculo trabalhar com "falsos" recibos verdes - já que estão sujeitos a um horário de trabalho e a uma hierarquia - é outro dos motivos que leva os trabalhadores a protestarem, disse à Lusa o sindicalista João Barreiros.

 

Acrescentou que metade dos cerca de 1.200 sócios do STE trabalha com recibos verdes.

 

A maior parte das empresas de espetáculo, de som e de luz continuam a funcionar com recibos verdes, mas se tudo estivesse dentro da legalidade os trabalhadores deviam estar a trabalhar com contrato, referiu.

 

"E estes trabalhadores muitas das vezes acumulam dívidas à segurança social, já que têm que a pagar mesmo quando estão sem trabalhar", sublinhou João Barreiros.

 

O sindicalista acrescentou que a iniciativa se insere na semana de luta da Interjovem, a estrutura jovem da CGTP/In, que culmina com uma marcha da juventude, no próximo sábado, em Lisboa.

 

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.