sicnot

Perfil

Economia

BCE eleva para 71 mil milhões de euros limite de liquidez para bancos gregos

O Banco Central Europeu (BCE) elevou hoje para 71 mil milhões de euros o limite da linha de financiamento de emergência que tem sido utilizada para garantir liquidez aos bancos gregos, indicou fonte próxima do dossiê. 

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

© Ralph Orlowski / Reuters

Esse limite estava em 69,8 mil milhões e desde fevereiro, o BCE tem vindo a aumentá-lo a cada 15 dias de forma a permitir que os bancos gregos tenham liquidez, depois de a instituição liderada por Mario Draghi ter deixado de aceitar obrigações soberanas gregas como garantia em operações de refinanciamento bancário.

Atenas tem apelado às instituições de Frankfurt para fazerem mais de forma a atenuar os seus problemas financeiras, mas Draghi afirmou, na conferência de imprensa que deu no passado dia 5, que o BCE já fazia bastante para ajudar a Grécia e não estava disposto a infringir as regras para favorecer um país.

Fonte citada pela AFP (Agence France-Presse) indicou também que o BCE pediu por escrito aos bancos gregos para deixarem de comprar dívida emitida por Atenas porque aumenta o risco da sua solidez financeira.

Lusa

  • Um dos conflitos mais sangrentos e esquecidos do planeta pelo olhar de uma portuguesa
    3:20

    Mundo

    A guerra do Congo, que opõe milícias rebeldes ao regime de Kabila, já dura há 20 anos e fez seis milhões de mortos, quatro milhões de deslocados internos e um número crescente de refugiados. Um dos conflitos mais sangrentos e esquecidos do planeta tem levado milhares de civis a passar a fronteira para Angola. A médica portuguesa Ana Paula Cruz testemunhou o drama silencioso dos congoleses nos campos de refugiados da Lunda Norte.

  • "Este é o elefante na sala sobre a saúde!"
    1:43

    País

    Catarina Martins acusa o Governo de estar alinhado com a direita na promoção de negócios privados na área da saúde. O Bloco de Esquerda quer uma nova lei de bases aprovada até ao final da legislatura e arrancou ontem com um ciclo nacional de sessões públicas para defender o Serviço Nacional de Saúde.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05