sicnot

Perfil

Economia

BCE eleva para 71 mil milhões de euros limite de liquidez para bancos gregos

O Banco Central Europeu (BCE) elevou hoje para 71 mil milhões de euros o limite da linha de financiamento de emergência que tem sido utilizada para garantir liquidez aos bancos gregos, indicou fonte próxima do dossiê. 

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

© Ralph Orlowski / Reuters

Esse limite estava em 69,8 mil milhões e desde fevereiro, o BCE tem vindo a aumentá-lo a cada 15 dias de forma a permitir que os bancos gregos tenham liquidez, depois de a instituição liderada por Mario Draghi ter deixado de aceitar obrigações soberanas gregas como garantia em operações de refinanciamento bancário.

Atenas tem apelado às instituições de Frankfurt para fazerem mais de forma a atenuar os seus problemas financeiras, mas Draghi afirmou, na conferência de imprensa que deu no passado dia 5, que o BCE já fazia bastante para ajudar a Grécia e não estava disposto a infringir as regras para favorecer um país.

Fonte citada pela AFP (Agence France-Presse) indicou também que o BCE pediu por escrito aos bancos gregos para deixarem de comprar dívida emitida por Atenas porque aumenta o risco da sua solidez financeira.

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.