sicnot

Perfil

Economia

Confiança dos consumidores em máximos de 13 anos

O índice de confiança dos consumidores registou, em março, o valor mais elevado desde abril de 2002, refletindo essencialmente a melhoria das perspetivas quanto à evolução do desemprego, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Também o indicador económico aumentou em março (0,6) após ter estabilizado em fevereiro nos 0,3 pontos.

O indicador de confiança dos consumidores continuou em março em valores negativos (-19,2 face a -21,2 em fevereiro), mas manteve a trajetória ascendente observada desde 2013.

As opiniões das famílias sobre a evolução passada e futura da situação económica do país melhoraram significativamente em março, atingindo os valores mais elevados desde junho e março de 2000, respetivamente.

As opiniões sobre as perspetivas de compra de bens também recuperaram o movimento ascendente desde o início de 2013, atingindo o valor mais elevado desde fevereiro de 2007.

Quanto às empresas, o indicador de confiança aumentou na indústria transformadora, na construção e obras públicas e no comércio, mas diminuiu nos serviços, devido ao agravamento das expetativas de evolução da procura, já que as opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas e sobre a atividade da empresa recuperaram ligeiramente.



Lusa
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47

    Mundo

    Uma marca polaca de leilões fez um vídeo tocante que está a gerar uma onda de comoção na internet. O anúncio já foi visto mais de oito milhões de vezes e é já considerado um dos melhores do ano.