sicnot

Perfil

Economia

Confiança dos consumidores em máximos de 13 anos

O índice de confiança dos consumidores registou, em março, o valor mais elevado desde abril de 2002, refletindo essencialmente a melhoria das perspetivas quanto à evolução do desemprego, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Também o indicador económico aumentou em março (0,6) após ter estabilizado em fevereiro nos 0,3 pontos.

O indicador de confiança dos consumidores continuou em março em valores negativos (-19,2 face a -21,2 em fevereiro), mas manteve a trajetória ascendente observada desde 2013.

As opiniões das famílias sobre a evolução passada e futura da situação económica do país melhoraram significativamente em março, atingindo os valores mais elevados desde junho e março de 2000, respetivamente.

As opiniões sobre as perspetivas de compra de bens também recuperaram o movimento ascendente desde o início de 2013, atingindo o valor mais elevado desde fevereiro de 2007.

Quanto às empresas, o indicador de confiança aumentou na indústria transformadora, na construção e obras públicas e no comércio, mas diminuiu nos serviços, devido ao agravamento das expetativas de evolução da procura, já que as opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas e sobre a atividade da empresa recuperaram ligeiramente.



Lusa
  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.