sicnot

Perfil

Economia

Parlamento grego cria comissão para analisar resgate de 2010

O parlamento grego aprovou, esta madrugada, a criação de uma comissão de investigação para analisar as circunstâncias que obrigaram a Grécia a assinar o primeiro plano de resgate em 2010 e as causas do aumento exponencial da dívida.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

A iniciativa do partido Syriza e do seu parceiro na coligação governamental -- os nacionalistas gregos independentes -- obteve o apoio de 156 deputados. Na votação, efetuada de madrugada, 72 pronunciaram-se contra e 22 abstiveram-se.


Num debate que durou mais de oito horas, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, sustentou que a comissão é uma exigência do povo, que quer respostas "sem pendor vingativo" para os "muitos pontos de interrogação" que se colocaram nos últimos cinco anos.


Como exemplos das questões que devem ser analisadas com "imparcialidade e objetividade", Alexis Tsipras citou as circunstâncias que conduziram à saída parcial da dívida em mãos privadas em 2012, apontando ser preciso averiguar também quem reviu, e por que motivo, os dados do défice referentes a 2009, os quais foram alvo de grande polémica.


Com o objetivo de esclarecer se os anteriores governos defenderam os interesses dos gregos ao firmarem os programas de assistência, a investigação vai abarcar quatro períodos temporais e tem a intenção de apurar responsabilidades políticas.


Esta comissão foi uma das promessas eleitorais do partido de esquerda radical Syriza antes da chegada ao poder, após as eleições gerais de 25 de janeiro.


Lusa
  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.