sicnot

Perfil

Economia

Parlamento grego cria comissão para analisar resgate de 2010

O parlamento grego aprovou, esta madrugada, a criação de uma comissão de investigação para analisar as circunstâncias que obrigaram a Grécia a assinar o primeiro plano de resgate em 2010 e as causas do aumento exponencial da dívida.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

A iniciativa do partido Syriza e do seu parceiro na coligação governamental -- os nacionalistas gregos independentes -- obteve o apoio de 156 deputados. Na votação, efetuada de madrugada, 72 pronunciaram-se contra e 22 abstiveram-se.


Num debate que durou mais de oito horas, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, sustentou que a comissão é uma exigência do povo, que quer respostas "sem pendor vingativo" para os "muitos pontos de interrogação" que se colocaram nos últimos cinco anos.


Como exemplos das questões que devem ser analisadas com "imparcialidade e objetividade", Alexis Tsipras citou as circunstâncias que conduziram à saída parcial da dívida em mãos privadas em 2012, apontando ser preciso averiguar também quem reviu, e por que motivo, os dados do défice referentes a 2009, os quais foram alvo de grande polémica.


Com o objetivo de esclarecer se os anteriores governos defenderam os interesses dos gregos ao firmarem os programas de assistência, a investigação vai abarcar quatro períodos temporais e tem a intenção de apurar responsabilidades políticas.


Esta comissão foi uma das promessas eleitorais do partido de esquerda radical Syriza antes da chegada ao poder, após as eleições gerais de 25 de janeiro.


Lusa
  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.