sicnot

Perfil

Economia

Trabalhadores da STCP invadem Ministério da Economia

Cerca de duas dezenas de trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) entraram hoje no Ministério da Economia, em Lisboa, exigindo serem recebidos pela tutela para perceber "qual o rumo e o futuro da empresa".

(Lusa/Arquivo)

Em declarações à Lusa, o coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT) da STCP, Pedro Silva, lamentou ter sido necessário "invadir o Ministério para conseguir agendar uma reunião com o secretário de Estado dos Transportes", Sérgio Monteiro.

"Depois de dezenas de pedidos de reunião infelizmente tivemos de tomar esta medida", disse, adiantando que, depois de ter sido recebido pelo chefe de gabinete, "ficou marcada para o dia 17 uma reunião" com Sérgio Monteiro.

Pedro Silva referiu que em causa, além da subconcessão da STCP, sendo desejo da CT perceber "qual o futuro da empresa", está também o querer perceber "qual a solução para a falta de efetivos, que faz com que cerca de 200 serviços fiquem por fazer diariamente".

Devido ao incumprimento dos serviços, vincou, "os motoristas têm sido alvo de agressões verbais e físicas".

No âmbito desta deslocação, os trabalhadores da STCP estiveram cerca de uma hora nas instalações do Ministério da Economia.

No dia 24 de março, a CT da STCP e representantes sindicais acusaram o Governo e a direção da empresa de ignorarem a "falta de segurança com que vivem os funcionários no dia-a-dia".

"Os utentes veem-se privados de transporte público e os trabalhadores são confrontados diariamente com agressões verbais e físicas. Os trabalhadores no terreno são os primeiros a ser confrontados com a insatisfação dos utentes", descreveu o coordenador da Comissão dos Trabalhadores da STCP, Pedro Silva.

O representante falava à Lusa após uma reunião entaõ pedida por esta comissão e por representantes de cinco sindicatos do setor com a direção da STCP, que durou várias horas, tendo sido descrita à saída como "inconclusiva".

"O que o conselho de administração nos disse não nos acalma. [A direção] não apresentou proposta nenhuma concreta para o problema que nos trouxe aqui: a falta de efetivos que causa falta de segurança", disse Pedro Silva.


  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.