sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas já foi notificada sobre OPA do Caixabank ao BPI

A Comissão Europeia já recebeu a notificação da Oferta Pública de Aquisição (OPA) do Caixabank sobre o BPI, tendo agora até maio para se pronunciar sobre a operação.

© Hugo Correia / Reuters

Segundo consta no portal da Direcção-Geral da Concorrência, que tem de dar 'luz verde' à operação, a notificação sobre a OPA foi feita esta terça-feira, 07 de abril, devendo haver uma decisão no máximo a 13 de maio.

A notificação à Comissão Europeia faz parte dos procedimentos normais neste tipo de operações, de modo a Bruxelas poder avaliar o impacto da operação no mercado e na concorrência. Neste caso, para o avanço do processo é necessária uma decisão de não oposição de Bruxelas.

Em fevereiro, o catalão CaixaBank, maior acionista do BPI, com 44,1% do capital, anunciou a intenção de lançar uma OPA sobre o banco liderado por Fernando Ulrich.

Segundo o anúncio preliminar, o Caixabank condiciona a oferta à eliminação do limite de 20% dos direitos de voto atualmente existente no BPI (apesar dos 44% de capital social que detém, o Caixabank vota apenas com 20%) e a que a oferta supere os 50% do capital.

O CaixaBank propõe adquirir a maioria do capital do BPI por 1,329 euros por ação.

O banco catalão é o maior acionista do BPI, contando com quatro membros no Conselho de Administração, seguindo-se a empresária angolana Isabel dos Santos, através da Santoro, com 18,6% (que propôs uma eventual fusão entre o BPI e BCP) e o Grupo Allianz, com 8,4%.



Lusa
  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.