sicnot

Perfil

Economia

Portugal vai exportar leite, produtos lácteos, ovos e pintos para Marrocos

Portugal vai passar a exportar para Marrocos leite e produtos lácteos, assim ovos de incubação e pintos do dia, informou hoje o gabinete do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

© Jorge Silva / Reuters

Segundo a mesma fonte, o Governo marroquino comunicou no final da semana passada a Lisboa, que as empresas portuguesas estão habilitadas a exportar leite e produtos lácteos para aquele país norte-africano, e a autorização concedida abrange também ovos de incubação e pintos do dia.

O número de empresas que aguardava os certificados para iniciar a exportação de leite e laticínios para Marrocos ronda as 35, segundo a mesma fonte, que não precisou o número de empresas avícolas que aguardam os respetivos documentos.

A abertura do mercado marroquino ao leite nacional segue-se às aberturas dos mercados de Madagáscar e Chile.

O certificado de exportação para o mercado de Marrocos, de cerca de 33 milhões de consumidores, surge depois de ter sido dada "luz verde" para a carne bovina.

A mesma fonte disse à Lusa que o Governo considera a certificação agora concedida um sinal de abertura da parte das autoridades marroquinas, a pouco tempo da reunião de alto nível entre os dois Estados, que será "dentro de meses, mas sem dada marcada ainda".

Marrocos é o segundo cliente de Portugal em África, logo depois de Angola, e "uma aposta no reforço da presença comercial portuguesa no estrangeiro", segundo a mesma fonte.

Em março, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, liderou uma missão empresarial ao reino aluíta, composta por 45 empresas portuguesas.

A missão portuguesa visitou Casablanca e Rabat, e integrou também o secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e o presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), Miguel Frasquilho.

Na ocasião, Portas destacou a importância do mercado marroquino e referiu que "em quatro anos", Portugal dobrou as exportações para aquele país, tendo fechado 2014 nos 600 milhões de euros, e estimou um aumento para mil milhões de euros das exportações nos próximos anos.

Segundo a mesma fonte, a apresentação de pedidos de certificação e pastas técnicas para produtos agroalimentares, agroindustriais e agroflorestais portugueses em novos mercados estrangeiros tem envolvido o Ministério da Agricultura, a rede diplomática portuguesa e a AICEP.

Lusa
  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.