sicnot

Perfil

Economia

Portugal vai exportar leite, produtos lácteos, ovos e pintos para Marrocos

Portugal vai passar a exportar para Marrocos leite e produtos lácteos, assim ovos de incubação e pintos do dia, informou hoje o gabinete do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

© Jorge Silva / Reuters

Segundo a mesma fonte, o Governo marroquino comunicou no final da semana passada a Lisboa, que as empresas portuguesas estão habilitadas a exportar leite e produtos lácteos para aquele país norte-africano, e a autorização concedida abrange também ovos de incubação e pintos do dia.

O número de empresas que aguardava os certificados para iniciar a exportação de leite e laticínios para Marrocos ronda as 35, segundo a mesma fonte, que não precisou o número de empresas avícolas que aguardam os respetivos documentos.

A abertura do mercado marroquino ao leite nacional segue-se às aberturas dos mercados de Madagáscar e Chile.

O certificado de exportação para o mercado de Marrocos, de cerca de 33 milhões de consumidores, surge depois de ter sido dada "luz verde" para a carne bovina.

A mesma fonte disse à Lusa que o Governo considera a certificação agora concedida um sinal de abertura da parte das autoridades marroquinas, a pouco tempo da reunião de alto nível entre os dois Estados, que será "dentro de meses, mas sem dada marcada ainda".

Marrocos é o segundo cliente de Portugal em África, logo depois de Angola, e "uma aposta no reforço da presença comercial portuguesa no estrangeiro", segundo a mesma fonte.

Em março, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, liderou uma missão empresarial ao reino aluíta, composta por 45 empresas portuguesas.

A missão portuguesa visitou Casablanca e Rabat, e integrou também o secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e o presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), Miguel Frasquilho.

Na ocasião, Portas destacou a importância do mercado marroquino e referiu que "em quatro anos", Portugal dobrou as exportações para aquele país, tendo fechado 2014 nos 600 milhões de euros, e estimou um aumento para mil milhões de euros das exportações nos próximos anos.

Segundo a mesma fonte, a apresentação de pedidos de certificação e pastas técnicas para produtos agroalimentares, agroindustriais e agroflorestais portugueses em novos mercados estrangeiros tem envolvido o Ministério da Agricultura, a rede diplomática portuguesa e a AICEP.

Lusa
  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.