sicnot

Perfil

Economia

Trabalhadores ferroviários concentram-se hoje contra "desmembramento do setor"

Os representantes dos trabalhadores das empresas ferroviárias concentram-se hoje, em Lisboa, para alertar para o "desmembramento do setor", no dia em que se assinalam 40 anos da nacionalização da CP -- Comboios de Portugal. 

MIGUEL A. LOPES

Aproveitando a realização do Congresso Ferroviário no Instituto Superior Técnico (IST), a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) promove uma manifestação em frente ao instituto contra a privatização da CP Carga e da EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, a fusão da Refer com a Estradas de Portugal e a concessão de linhas da CP. 

"O nosso objetivo é denunciar o que está em causa com a política do Governo, de desmembrar um setor, que devia ser uma aposta", adiantou Abílio Carvalho, da direção da Fectrans, à Lusa. 

À concentração, agendada para as 14:00, juntam-se os reformados da ferrovia para reivindicar a reposição do direito ao transporte gratuito, retirado pelo Orçamento do Estado para 2013. 

Na passada quinta-feira, o Governo aprovou em Conselho de Ministros a fusão da Estradas de Portugal e da Refer na Infraestruturas de Portugal, que será uma realidade a 01 de maio ou a 01 de junho, dependendo da promulgação do diploma pela Presidência da República. 

Duas semanas antes, o Governo tinha aprovado os processos de privatização da CP Carga e da EMEF, que deverão estar concluídas até ao final da legislatura, depois de um longo processo negocial com Bruxelas sobre as ajudas do Estado às duas empresas. 



  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17