sicnot

Perfil

Economia

Católica melhora previsão de crescimento da economia em 2015 para os 2,2%

A Universidade Católica reviu em alta as estimativas para a economia portuguesa em 2015, antecipando um crescimento de 2,2% este ano, mas alertou para uma "política orçamental muito passiva" que pode ter "consequências negativas no défice".

© Rafael Marchante / Reuters

Na folha trimestral de conjuntura, hoje divulgada, o Núcleo de Estudos sobre a Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP), da Universidade Católica, melhorou a previsão de crescimento económico para este ano dos 1,9% para os 2,2% e, considerando apenas o primeiro trimestre de 2015, previu que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha crescido 0,9% em cadeia e 2,1% em termos homólogos.

No entanto, o NECEP alerta que este crescimento pode "estar a ser suportado por uma política orçamental muito passiva, com consequências negativas no défice que obriguem a ajustamentos orçamentais novamente agressivos durante a maior parte do próximo ciclo político".

O NECEP refere que Portugal "está agora numa fase clara de recuperação e já estará a beneficiar da descida acentuada do preço do petróleo, da desvalorização do euro e da passividade orçamental de 2015".

Para os economistas, o desempenho da economia em 2015 "deverá ser influenciado positivamente pelo ambiente externo e interno, que se conjugam agora de forma muito favorável ao crescimento do produto".

De acordo com a nota hoje divulgada, a melhoria das previsões do NECEP deve-se sobretudo ao "forte crescimento esperado para o primeiro trimestre", mas também à "inexistência de consequências óbvias da crise do BES no andamento da economia portuguesa".

Por outro lado, acrescentam, a melhoria nas condições de financiamento "não parece ter sido ainda suficiente para iniciar uma recuperação sólida do investimento", embora este já esteja a crescer desde o segundo trimestre de 2014.

Além disso, os economistas da Católica apontam "dois sinais adversos" a estas projeções: "a inexistência de sinais inequívocos de uma forte recuperação do investimento" e "a existência de sinais contraditórios no mercado de trabalho que sugerem que o desemprego pode ter subido ligeiramente no primeiro trimestre do ano".

Para 2016, o NECEP também melhorou as estimativas de crescimento económico, antecipando um crescimento de 1,9% no próximo ano (contra os 1,8% anteriormente previstos), justificando que "os efeitos favoráveis de 2015 se deverão prolongar no próximo ano".

Nas últimas previsões apresentadas pelo Governo para este ano, conhecidas em outubro de 2014 aquando da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2015, o executivo apontava para um crescimento de 1,5% em 2015.

Quanto às previsões para 2016, o Governo antecipou no Documento de Estratégia Orçamental (DEO), apresentado em abril do ano passado, que a economia portuguesa deveria crescer 1,7% no próximo ano.


Lusa
  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.