sicnot

Perfil

Economia

Portugal aprovado como fundador do novo banco internacional proposto pela China

Portugal é um dos 57 membros fundadores do novo banco internacional proposto pela China, o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB), anunciou hoje o ministério chinês das Finanças.

Ministro das Finanças da China na cerimónia de fundação do Asian Infrastructure Investment Bank (Reuters/ Arquivo)

Ministro das Finanças da China na cerimónia de fundação do Asian Infrastructure Investment Bank (Reuters/ Arquivo)

© POOL New / Reuters

Visto inicialmente em Washington como um desafio à ordem financeira internacional e uma espécie de concorrente do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial, o AIIB será formalmente estabelecido ainda este ano com um capital de 50.000 milhões de dólares e sede em Pequim.

 

Seis outros países que aderiram ao projeto nos últimos dias, antes de terminar o prazo (31 de março), foram também aprovados como membros fundadores da instituição: África do Sul, Azerbaijão, Islândia, Israel, Polónia e Suécia.

 

A constituição de um banco para financiar a construção de infraestruturas na Asia-Pacifico foi anunciada em outubro passado em Pequim, num proposta subscrita por 21 países da região, entre os quais a China, Índia, Indonésia, Paquistão, Qatar e Singapura.

 

Em meados de março, o Reino Unido anunciou a sua adesão ao AIIB e, a seguir, Alemanha, França, Italia, Espanha, Suíça e Noruega e outros países europeus fizeram o mesmo.

 

No conjunto, metade dos 28 membros da União Europeia fazem parte do novo banco.

 

Australia, Brasil, Egipto, Noza Zelandia e Rússia tambem aderiram.

 

 Das grandes economias mundiais, apenas os Estados Unidos e o Japão estão ausentes, o que é considerado um sucesso diplomático da China.

 

Há cerca de três semanas num debate com empresários, economistas e académicos de vários países, na ilha de Hainan, sul da China, o professor britânico Martin Jacques disse que "Os Estados Unidos estavam a "ficar cada vez mais isolados" e "deviam rever a sua postura sobre esta questão (o AIIB)".

 

O secretário norte-americano do Tesouro, Jacob Lew, deslocou-se a Pequim e, no final da visita, indicou que Washington mudara a sua posição: "Fiquei encorajado com as conversações que tive em Pequim, nas quais os líderes da China esclarecem que eles desejam satisfazer elevados padrões e acolhem parcerias".

 

  No regresso a Washington, Lew afirmou que "os Estados Unidos estão prontos a saudar novos contributos para o desenvolvimento da arquitetura internacional, incluindo o Asian Infrastruture Investment Bank, desde que essas instituições completem as instituições financeiras internacionais existentes e partilhem o forte empenhamento da comunidade internacional num genuíno processo de decisão multilateral e melhorem os padrões e garantias dos empréstimos".

 

 Estatísticas citadas na imprensa chinesa indicam que nesta década, a Ásia-Pacífico precisará de investir 8.000.000.000.000 de dólares (8 biliões) para melhorar as suas infraestruturas.

 

 O AIIB "é uma iniciativa aberta à participação de todos os países" e irá "promover a complementaridade e coordenação com outras instituições financeiras multinacionais como o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) e o Banco Mundial", disse o Presidente chinês, Xi Jinping.

 

 Entre os primeiros 21 proponentes do AIIB figuram ainda o Bangladesh, Birmânia, Brunei, Cambodja, Cazaquistão, Filipinas, Kuwait, Laos, Malásia, Mongólia, Nepal, Omã, Sri Lanka, Tailândia e Vietname.


Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.