sicnot

Perfil

Economia

Antigo diretor-geral do FMI detido em Madrid

O antigo diretor-geral do FMI foi detido, esta tarde, em Madrid. Rodrigo Rato é suspeito dos crimes de branqueamento de capitais, fraude e apropriação indevida de bens.

© Sergio Perez / Reuters

De acordo com a imprensa espanhola, a detenção foi feita na sequência de uma busca das autoridades tributárias espanholas à casa onde residia em Madrid. Rato terá aproveitado a amnistia fiscal de 2012 para regularizar o património, numa altura em que já estaria a ser investigado por branqueamento de capitais. 

Além de ter sido diretor-geral do FMI, Rodrigo Rato foi também ministro da Economia e vice-presidente do Governo espanhol, entre 1996 e 2004, nos Executivos de José Maria Aznar.

De 2010 a 2012 foi presidente do Bankia - o banco que já no inicio deste ano pediu uma investigação externa a alegadas irregularidades, nas remunerações de antigos administradores. Em paralelo, está também implicado num processo na justiça espanhola pelo suposto gasto de mais de 15 milhões de euros, em despesas, quando estava à frente do banco.
  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC