sicnot

Perfil

Economia

Embraer entrega 20 jatos comerciais e 12 executivos no primeiro trimestre

A fabricante de aviões brasileira Embraer, a quarta maior do mundo no setor, divulgou hoje ter entregado 20 jatos para a aviação comercial e 12 para a aviação executiva no primeiro trimestre de 2015. 

© Rickey Rogers / Reuters

A carteira de pedidos firmes (backlog) em 31 de março era de 20,4 mil milhões de dólares (19 milhões de euros). 

Relativamente ao tipo de modelos, os 20 aviões comerciais foram o E175 e os executivos, 10 jatos leves e dois grandes. 

No primeiro trimestre deste ano, a empresa anunciou o pedido firme da KLM Cityhopper, para 15 jatos E175 e dois E190. O contrato também inclui opções para 17 E-Jets adicionais.

No mesmo período, a fabricante brasileira de aviões e a Republic Airways Holdings Inc. assinaram contrato firme para cinco jatos E175. A previsão de entrega das aeronaves é em meados de 2016. 

A Embraer possui duas fábricas em Évora inauguradas em 2012, após um investimento de quase 180 milhões de euros, e um centro de engenharia e tecnologia aberto no ano passado.

Na cidade alentejana, a empresa produz componentes e peças para o avião executivo Legacy 500, o comercial E1, a aeronave militar KC-390 e também para os protótipos dos aviões comerciais E-Jets E2.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.