sicnot

Perfil

Economia

Grécia reconhece que lhe faltam 400 M€ em abril

O vice-ministro das Finanças grego, Dimitris Mardas, reconheceu hoje que o Estado tem um problema de tesouraria e que lhe faltam 400 milhões de euros para satisfazer as necessidades no corrente mês de abril.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Em declarações à cadeia televisiva privada Mega, o ministro disse que a Grécia está "no limite" desde fevereiro, mas mostrou-se otimista quanto à resolução do 'buraco' financeiro, considerando que por não ser muito grande, poder-se-á cobrir nos próximos dias.

Esta falta de liquidez levou Atenas a publicar, na segunda-feira, um decreto que obriga os organismos públicos a transferirem as suas reservas em dinheiro para o Banco da Grécia, para as emprestarem ao Estado.

Esta operação desencadeou uma onda de críticas entre os municípios, que aprovaram, na terça-feira, uma resolução na qual se negam a desembolsar qualquer fundo, pelo menos até que haja uma decisão oficial numa assembleia formal.

Os autarcas exigiram, além disso, reunir-se com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.



Lusa
  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01