sicnot

Perfil

Economia

Grécia reconhece que lhe faltam 400 M€ em abril

O vice-ministro das Finanças grego, Dimitris Mardas, reconheceu hoje que o Estado tem um problema de tesouraria e que lhe faltam 400 milhões de euros para satisfazer as necessidades no corrente mês de abril.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Em declarações à cadeia televisiva privada Mega, o ministro disse que a Grécia está "no limite" desde fevereiro, mas mostrou-se otimista quanto à resolução do 'buraco' financeiro, considerando que por não ser muito grande, poder-se-á cobrir nos próximos dias.

Esta falta de liquidez levou Atenas a publicar, na segunda-feira, um decreto que obriga os organismos públicos a transferirem as suas reservas em dinheiro para o Banco da Grécia, para as emprestarem ao Estado.

Esta operação desencadeou uma onda de críticas entre os municípios, que aprovaram, na terça-feira, uma resolução na qual se negam a desembolsar qualquer fundo, pelo menos até que haja uma decisão oficial numa assembleia formal.

Os autarcas exigiram, além disso, reunir-se com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.



Lusa
  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..