sicnot

Perfil

Economia

Trabalhadores da STCP em greve a 11 de maio

A Federação dos Sindicatos de Transportes anunciou hoje que os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivas do Porto (STCP) vão realizar uma greve a 11 de maio, em defesa do carácter público da empresa e pela contratação de mais motoristas.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

Lusa

De acordo com a federação, a paralisação visa "a reposição do número de trabalhadores necessários para garantir a oferta programada" e "acabar de vez com a sistemática supressão de dezenas de carreiras diariamente, que tem afetado os utentes desta empresa".

 

A decisão de avançar com a greve foi aprovada na passada terça-feira num plenário de trabalhadores durante o qual foi também aprovada uma outra paralisação por tempo indeterminado, neste caso aos fins de semana e às últimas e primeiras horas das rendições dos motoristas. As datas para esta greve ainda não foram anunciadas.

 

No final desta reunião, o coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT) da STCP, Pedro Silva, explicou que estas "formas de luta", aprovadas por unanimidade em plenário, realizar-se-ão a partir da segunda semana de maio com o objetivo de alertar para a "falta gritante" de motoristas.

 

Pedro Silva frisou que faltam "cerca de 150 trabalhadores" na STCP fazendo com que, na troca de serviço, não haja, por vezes, substituto obrigando o motorista a continuar a "sua jornada de trabalho", tendo de conduzir até 14 horas por dia.

 

Segundo o dirigente, a falta de efetivos, que se traduz em menos autocarros nas ruas, tem acentuado o descontentamento dos utentes e colocado em causa a segurança dos motoristas que tem sido alvo de agressões físicas e verbais.

 

Por seu lado, Jorge Costa, do Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM), considerou que o serviço da STCP tem vindo a "degradar-se de forma propositada" para a empresa justificar a sua concessão.

 

 

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.