sicnot

Perfil

Economia

BES adia apresentação de resultados

O BES adiou a apresentação de resultados. Num comunicado enviado esta quinta-feira à CMVM, a instituição que ficou com os ativos tóxicos depois da resolução diz não ter reunido as condições necessárias para divulgar dentro do prazo as contas de 2014.

O relatório final é apresentado na próxima quarta-feira. (Arquivo)

O relatório final é apresentado na próxima quarta-feira. (Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

O adiamento prende-se com a dificuldade de determinar de forma completa e rigorosa o novo perímetro do banco, na sequência da divisão do antigo BES e das deliberações entretanto tomadas pelo Banco de Portugal. 

O comunicado dá conta dos esforços feitos pela administração, da comissão de fiscalização e dos auditores e revela que ainda está em curso a validação das contas, um trabalho que está a ser articulado com o Banco de Portugal.

O BES diz ainda não estar em condições de antecipar com segurança uma nova data, mas espera que seja possível apresentar os resultados em breve.

  • Europa num clima de tensão parecido ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra Mundial
    2:18

    Mundo

    O populismo e a demonização do outro estão a conduzir a Europa a um clima de tensão semelhante ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra mundial. A conclusão é do relatório anual da Amnistia internacional, que denuncia ainda que 2016 foi um ano de "implacável miséria e medo" para milhões de pessoas. Embalados pelo discurso do medo, vários governos recuaram nos direitos humanos.