sicnot

Perfil

Economia

Governo pede aos pilotos da TAP que deixem "de olhar para o seu umbigo"

O Governo, através do ministro da Presidência, dirigiu hoje um apelo aos pilotos da TAP que para que deixem "de olhar para o seu umbigo" e pensem na empresa e no país.

© Paulo Whitaker / Reuters

"A única coisa que eu diria, na véspera do início da greve programada pelo sindicato, era um apelo aos pilotos da TAP para que deixassem de olhar para o seu umbigo, olhassem para a empresa e olhassem para o país", declarou o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros.


Antes, o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares considerou que já estava "muito dito, pela parte do Governo, pela parte de outras entidades" sobre a greve de dez dias convocada pelo sindicato de pilotos da TAP.


"Até o líder da oposição, que andou silenciado durante imenso tempo sobre esta matéria, ontem [quarta-feira] resolveu pronunciar-se sobre esta matéria também", referiu Marques Guedes.


O secretário-geral do PS considerou na quarta-feira que a greve na TAP é "mais um mau contributo" para a situação da empresa: "Tenho de manifestar apreensão pela situação, e desgosto por não ter sido possível até agora encontrar-se uma solução que evite a greve e que evite a prossecução de uma privatização que nos termos em que está a ser feita não contribui nem para bom sucesso da TAP nem da economia nacional", afirmou António Costa.


Os pilotos da TAP convocaram uma greve de dez dias com início na sexta-feira por divergências com a tutela, numa altura em que a empresa está num processo de privatização.



Lusa

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43