sicnot

Perfil

Economia

Taxa de desemprego da zona euro estabiliza nos 11,3% de fevereiro para março

A taxa de desemprego da zona euro fixou-se em 11,3% em março, o mesmo valor já registado em fevereiro, mas um recuo face aos 11,7% de março de 2014, segundo os dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Ao nível da União Europeia, as estimativas do Eurostat apontam para  um excedente de 3,4 mil milhões de euros em novembro, contra os -3 mil milhões  observados em novembro de 2012 (EPA/ Arquivo)

Ao nível da União Europeia, as estimativas do Eurostat apontam para  um excedente de 3,4 mil milhões de euros em novembro, contra os -3 mil milhões  observados em novembro de 2012 (EPA/ Arquivo)

JULIEN WARNAND

Quanto ao total da União Europeia, o gabinete estatístico europeu estima que a taxa de desemprego corrigida das variações sazonais era em março de 9,8%, também neste caso o mesmo valor do mês anterior. Em março de 2014, a taxa de desemprego média do total dos 28 Estados-membros tinha sido de 10,4%.

Na quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou os dados do desemprego para Portugal, tendo estimado que a taxa de desemprego foi de 13,5% em março, menos 0,1 pontos percentuais do que em fevereiro e menos 1,2 pontos percentuais face aa período homólogo.

Tendo em conta os dados hoje divulgados em Bruxelas, comparando com os outros Estados-membros, Portugal tinha em março a quinta maior taxa de desemprego, atrás de Grécia (25,7%, valor referente a janeiro), Espanha (23,%), Croácia (18,2%) e Chipre (16%).

A Alemanha continuava a ter em março a taxa de desemprego mais baixa, de 4,7%.

Face há um ano, a taxa de desemprego baixou em 22 Estados-membros sendo os recuos mais significativos os de Irlanda (de 12% para 9,8%), Espanha (de 25,1% para 23%) e Polónia (de 9,6% para 7,7%). Entre os cinco países em que aumentou o desemprego, destaque para Croácia (de 17,3% para 18,2%), Finlândia (de 8,4% para 9,1%) e Itália (de 12,4% para 13%). Já na Áustria o desemprego ficou estável em termos homólogos. 

O Eurostat estima que em março havia 23,748 milhões de trabalhadores sem emprego na União Europeia, sendo que 18,105 milhões estão na zona euro.

Já o desemprego jovem atingia 4,804 milhões de pessoas com menos de 25 anos nos 28 países, dos quais 3,215 milhões nos 19 da moeda única. Isto significa uma taxa de desemprego jovem de 20,9% na UE e 22,7% na zona euro, abaixo dos 22,8% e 24,2% de fevereiro, respetivamente.

Em Portugal, em março, a taxa de desemprego dos jovens situou-se em 33,8%, acima dos 33,7% estimados para fevereiro.

Os países com mais desemprego entre os jovens são Grécia (50,1% em janeiro), Espanha (50,1%), Croácia (45,5% no primeiro trimestre) e Itália (43,1%), posicionando-se assim Portugal como o quinto país com mais desempregados jovens.

Tal como para a taxa de desemprego geral, a Alemanha também é o Estado-membro com menos desempregados jovens, atingindo 7,2% das pessoas com menos de 25 anos. 


Lusa
  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • S. João do Porto sem balões
    2:36

    País

    No Porto, milhares de pessoas foram para a rua festejar o São João. Este ano houve tolerância zero no lançamento de balões, por causa do risco de incêndio. O fogo de artifício começou com mais de 15 minutos de atraso.

  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.