sicnot

Perfil

Economia

Postos têm de ter combustíveis simples identificados a partir de hoje

As petrolíferas são obrigadas a ter, a partir de hoje, afixado nos postos de abastecimento dísticos que identifiquem claramente o gasóleo e a gasolina simples, que começaram a ser comercializados a 17 de abril. 

A informação sobre o combustível deve ser colocada nos equipamentos de abastecimento, através de um dístico que deve conter a menção 'gasolina simples 95' sobre fundo de cor verde ou 'gasóleo simples' sobre o fundo de cor preta, o que a maioria dos postos cumpre desde a entrada em vigor da lei que obrigou à comercialização de combustíveis simples. 

"Quase todos os postos já estão de acordo com as exigências e a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis [ENMC] irá iniciar a fiscalização da portaria", adiantou o organismo.

Segundo a mesma portaria, a informação sobre a aditivação suplementar de combustíveis é afixada em cada ilha destinada à dispensa de combustível de modo a ser visível por quem abasteça", por forma a garantir a distinção de produtos, preços e a informar claramente o consumidor.

Todos os postos de abastecimentos estão obrigados a vender combustíveis simples, ou seja, gasóleo e gasolina sem aditivos desde 17 de abril, na sequência de uma lei aprovada por todos os partidos no parlamento. 

A introdução dos combustíveis simples representará uma poupança anual de 200 milhões de euros na fatura dos portugueses, considerados os atuais níveis de consumo, estimou na terça-feira o ministro da Energia, Moreira da Silva, numa audição na comissão de Economia e de Obras Públicas.



Lusa
  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.