sicnot

Perfil

Economia

Postos têm de ter combustíveis simples identificados a partir de hoje

As petrolíferas são obrigadas a ter, a partir de hoje, afixado nos postos de abastecimento dísticos que identifiquem claramente o gasóleo e a gasolina simples, que começaram a ser comercializados a 17 de abril. 

A informação sobre o combustível deve ser colocada nos equipamentos de abastecimento, através de um dístico que deve conter a menção 'gasolina simples 95' sobre fundo de cor verde ou 'gasóleo simples' sobre o fundo de cor preta, o que a maioria dos postos cumpre desde a entrada em vigor da lei que obrigou à comercialização de combustíveis simples. 

"Quase todos os postos já estão de acordo com as exigências e a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis [ENMC] irá iniciar a fiscalização da portaria", adiantou o organismo.

Segundo a mesma portaria, a informação sobre a aditivação suplementar de combustíveis é afixada em cada ilha destinada à dispensa de combustível de modo a ser visível por quem abasteça", por forma a garantir a distinção de produtos, preços e a informar claramente o consumidor.

Todos os postos de abastecimentos estão obrigados a vender combustíveis simples, ou seja, gasóleo e gasolina sem aditivos desde 17 de abril, na sequência de uma lei aprovada por todos os partidos no parlamento. 

A introdução dos combustíveis simples representará uma poupança anual de 200 milhões de euros na fatura dos portugueses, considerados os atuais níveis de consumo, estimou na terça-feira o ministro da Energia, Moreira da Silva, numa audição na comissão de Economia e de Obras Públicas.



Lusa
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41