sicnot

Perfil

Economia

Postos têm de ter combustíveis simples identificados a partir de hoje

As petrolíferas são obrigadas a ter, a partir de hoje, afixado nos postos de abastecimento dísticos que identifiquem claramente o gasóleo e a gasolina simples, que começaram a ser comercializados a 17 de abril. 

A informação sobre o combustível deve ser colocada nos equipamentos de abastecimento, através de um dístico que deve conter a menção 'gasolina simples 95' sobre fundo de cor verde ou 'gasóleo simples' sobre o fundo de cor preta, o que a maioria dos postos cumpre desde a entrada em vigor da lei que obrigou à comercialização de combustíveis simples. 

"Quase todos os postos já estão de acordo com as exigências e a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis [ENMC] irá iniciar a fiscalização da portaria", adiantou o organismo.

Segundo a mesma portaria, a informação sobre a aditivação suplementar de combustíveis é afixada em cada ilha destinada à dispensa de combustível de modo a ser visível por quem abasteça", por forma a garantir a distinção de produtos, preços e a informar claramente o consumidor.

Todos os postos de abastecimentos estão obrigados a vender combustíveis simples, ou seja, gasóleo e gasolina sem aditivos desde 17 de abril, na sequência de uma lei aprovada por todos os partidos no parlamento. 

A introdução dos combustíveis simples representará uma poupança anual de 200 milhões de euros na fatura dos portugueses, considerados os atuais níveis de consumo, estimou na terça-feira o ministro da Energia, Moreira da Silva, numa audição na comissão de Economia e de Obras Públicas.



Lusa
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.