sicnot

Perfil

Economia

Venda de veículos sobe cerca de 30% entre janeiro e abril

O número de veículos vendidos em Portugal aumentou 29,9% entre janeiro e abril deste ano, face ao mesmo período de 2014, para 71.524 unidades, indicou hoje a ACAP-Associação Automóvel de Portugal.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

De acordo com os dados da associação, divulgados em comunicado, tendo em conta apenas o mês de abril, venderam-se mais 21,1% de veículos do que em igual mês do ano passado, num total de 17.657 unidades.

"Apesar do crescimento homólogo que tem vindo a ser registado, o volume de vendas observado no mês de abril continua a situar-se abaixo da média dos últimos 15 anos (menos 10,8%)", sublinha a ACAP.

Por tipo de veículos, nos primeiros quatro meses do ano deu-se um crescimento de 32,3% na comercialização de automóveis ligeiros de passageiros, em termos homólogos, para 61.222 unidades. 

Só em abril, venderam-se 14.993 ligeiros de passageiros, mais 21,8% do que no período homólogo de 2014, indica também a associação.

Quanto aos veículos comerciais ligeiros, comercializaram-se 9.095 entre janeiro e abril, mais 16,7% em termos homólogos. Apenas em abril, a venda cresceu 17,3%, para um total de 2.406 veículos comerciais.

Já no que respeita aos pesados, tanto de passageiros como de mercadorias, no primeiro quadrimestre registou-se um aumento de 23% face a igual período de 2014, para 1.207 unidades. Só em abril, o mercado cresceu 21,7%, com a comercialização de 258 veículos dessa categoria.



Lusa
  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.