sicnot

Perfil

Economia

Mais de meio milhão de turistas de cruzeiros com impacto de 92 M€ em Lisboa em 2014

Lisboa recebeu 500.872 passageiros de cruzeiro em 2014, ano em que o turismo de cruzeiros teve um impacto económico de quase 92 milhões de euros nesta cidade, revelou hoje o Porto de Lisboa.

Cruzeiros em Lisboa - Jorge Oliveira SIC

Cruzeiros em Lisboa - Jorge Oliveira SIC

(Jorge Oliveira/ SIC)

Os dados fazem parte de um estudo realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa em conjunto com a Administração do Porto de Lisboa (APL) e são divulgados hoje no âmbito do Cruise Day Lisbon, uma iniciativa que reúne este fim de semana, na Gare Marítima de Alcântara, várias atividades relacionadas com o turismo de cruzeiros e o impacto na cidade.


De acordo com o estudo, cada passageiro de cruzeiro gastou em Lisboa, em média, cerca de 183,49 euros, "um valor que duplica em relação a 2013 (97 euros)", salientou a APL.


"No total, considerando que o Porto de Lisboa recebeu 500.872 passageiros de cruzeiro ao longo de 2014, são quase 92 milhões de euros de impacto económico gerados pela indústria dos cruzeiros", referiu a APL.


O Porto de Lisboa sublinhou que "estes números não contabilizam o emprego direto e indireto gerado, nem as prestações de serviço associadas ao negócio, como sejam os gastos dos passageiros em excursões, hotel pré e pós cruzeiro e passagem aérea no caso dos passageiros embarcados/desembarcados".


Quanto ao perfil destes passageiros, 51% são do sexo masculino e 49% do sexo feminino, têm uma média de idades global de 47,3 anos, 51% têm formação universitária e a maioria (86,8%) estava a fazer o seu primeiro cruzeiro.


As principais razões apontadas para a escolha da viagem por cruzeiro estão o entretenimento e o convívio e a possibilidade de visitar Lisboa e as cidades onde o cruzeiro faz escala.


Numa escala de 1 a 10, o grau de satisfação médio com a visita à capital portuguesa foi de 9,63%, "o que representa uma subida significativa face ao 7,7% em 2013".


Entre os elementos que contribuíram para a boa avaliação da cidade estão a gastronomia e os vinhos, o serviço nos restaurantes, o acolhimento no porto, assim como a segurança do embarque e desembarque e a qualidade da oferta cultural e comercial, acrescentou o Porto de Lisboa.


Lusa
  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.