sicnot

Perfil

Economia

Mais de meio milhão de turistas de cruzeiros com impacto de 92 M€ em Lisboa em 2014

Lisboa recebeu 500.872 passageiros de cruzeiro em 2014, ano em que o turismo de cruzeiros teve um impacto económico de quase 92 milhões de euros nesta cidade, revelou hoje o Porto de Lisboa.

Cruzeiros em Lisboa - Jorge Oliveira SIC

Cruzeiros em Lisboa - Jorge Oliveira SIC

(Jorge Oliveira/ SIC)

Os dados fazem parte de um estudo realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa em conjunto com a Administração do Porto de Lisboa (APL) e são divulgados hoje no âmbito do Cruise Day Lisbon, uma iniciativa que reúne este fim de semana, na Gare Marítima de Alcântara, várias atividades relacionadas com o turismo de cruzeiros e o impacto na cidade.


De acordo com o estudo, cada passageiro de cruzeiro gastou em Lisboa, em média, cerca de 183,49 euros, "um valor que duplica em relação a 2013 (97 euros)", salientou a APL.


"No total, considerando que o Porto de Lisboa recebeu 500.872 passageiros de cruzeiro ao longo de 2014, são quase 92 milhões de euros de impacto económico gerados pela indústria dos cruzeiros", referiu a APL.


O Porto de Lisboa sublinhou que "estes números não contabilizam o emprego direto e indireto gerado, nem as prestações de serviço associadas ao negócio, como sejam os gastos dos passageiros em excursões, hotel pré e pós cruzeiro e passagem aérea no caso dos passageiros embarcados/desembarcados".


Quanto ao perfil destes passageiros, 51% são do sexo masculino e 49% do sexo feminino, têm uma média de idades global de 47,3 anos, 51% têm formação universitária e a maioria (86,8%) estava a fazer o seu primeiro cruzeiro.


As principais razões apontadas para a escolha da viagem por cruzeiro estão o entretenimento e o convívio e a possibilidade de visitar Lisboa e as cidades onde o cruzeiro faz escala.


Numa escala de 1 a 10, o grau de satisfação médio com a visita à capital portuguesa foi de 9,63%, "o que representa uma subida significativa face ao 7,7% em 2013".


Entre os elementos que contribuíram para a boa avaliação da cidade estão a gastronomia e os vinhos, o serviço nos restaurantes, o acolhimento no porto, assim como a segurança do embarque e desembarque e a qualidade da oferta cultural e comercial, acrescentou o Porto de Lisboa.


Lusa
  • Biológicos nas escolas e nos telemóveis

    País

    O Governo vai criar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma estratégia que passa por distribuir produtos biológicos nas escolas e criar uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos, segundo a Estratégia Nacional que será hoje apresentada.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.