sicnot

Perfil

Economia

Exportações fazem PSD confiar em "amplo espaço para crescimento" em 2015

O deputado do PSD, António Rodrigues mostrou-se hoje entusiasmado com o aumento das exportações anunciado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), confiando num "amplo espaço para crescimento" da economia portuguesa em 2015.

Arquivo SIC

Arquivo SIC

"Este crescimento exponencial veio confirmar também o crescimento da economia europeia, uma vez que as exportações se alargaram a todo espaço europeu. Veio demonstrar que temos um espaço amplo para crescer, com a possibilidade de ultrapassar as melhores esperanças para a economia portuguesa em 2015", disse.

Segundo o INE, as exportações aumentaram 4,0% e as importações diminuíram 1,4% no primeiro trimestre, face ao período homólogo, permitindo uma recuperação de 661,3 milhões de euros no défice comercial e uma subida da taxa de cobertura para 86,1%.

Para o parlamentar social-democrata, os números divulgados pelo INE confirmam igualmente a tendência de crescimento da economia portuguesa, "acima de todas as expetativas e estimativas, de todas as entidades que se pronunciaram: desde o próprio Governo, à Comissão Europeia e a várias universidades".

"Há que assinalar que estes resultados significam um excelente desempenho dos empresários e dos empreendedores portugueses, que vêm contribuindo assim para o desempenho económico do país", concluiu.

Lusa
  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.