sicnot

Perfil

Economia

Exportações fazem PSD confiar em "amplo espaço para crescimento" em 2015

O deputado do PSD, António Rodrigues mostrou-se hoje entusiasmado com o aumento das exportações anunciado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), confiando num "amplo espaço para crescimento" da economia portuguesa em 2015.

Arquivo SIC

Arquivo SIC

"Este crescimento exponencial veio confirmar também o crescimento da economia europeia, uma vez que as exportações se alargaram a todo espaço europeu. Veio demonstrar que temos um espaço amplo para crescer, com a possibilidade de ultrapassar as melhores esperanças para a economia portuguesa em 2015", disse.

Segundo o INE, as exportações aumentaram 4,0% e as importações diminuíram 1,4% no primeiro trimestre, face ao período homólogo, permitindo uma recuperação de 661,3 milhões de euros no défice comercial e uma subida da taxa de cobertura para 86,1%.

Para o parlamentar social-democrata, os números divulgados pelo INE confirmam igualmente a tendência de crescimento da economia portuguesa, "acima de todas as expetativas e estimativas, de todas as entidades que se pronunciaram: desde o próprio Governo, à Comissão Europeia e a várias universidades".

"Há que assinalar que estes resultados significam um excelente desempenho dos empresários e dos empreendedores portugueses, que vêm contribuindo assim para o desempenho económico do país", concluiu.

Lusa
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.