sicnot

Perfil

Economia

Lucro da REN aumenta quase 50% para 39,4MEuro até março

O lucro da REN aumentou 49,8% no primeiro trimestre deste ano, para 39,4 milhões de euros, em relação ao período homólogo, em grande parte resultado da venda da participação na Enagás.

(Sic/Arquivo)

(Sic/Arquivo)

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por Rodrigo Costa adianta que "a venda da participação da Enagás sustentou em grande medida esta 'performance', a qual, no entanto, foi penalizada pela contribuição extraordinária aplicada ao setor energético, bem como pelas alterações na remuneração induzidas pelo novo quadro regulatório do negócio da eletricidade".  

Sem considerar os efeitos extraordinários, o resultado líquido diminuiria 2,9 milhões de euros, para 30,3 milhões de euros.

No primeiro trimestre, o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) situou-se nos 138,3 milhões de euros, uma subida de 9,4% face a idêntico período de 2014, também beneficiando da venda da participação na Enagás (20,1 milhões de euros), e penalizado pelas alterações regulatórias introduzidas recentemente no setor elétrico.

Até março, o investimento da gestora das redes energéticas diminuiu 12%, para 8,4 milhões de euros, mantendo a tendência de decréscimo registada em 2014. 

A dívida líquida caiu 0,2% para os 2.371 milhões de euros no primeiro trimestre de 2015, no mesmo período, mas o custo médio da divida baixou para 4,1% face aos 4,8% dos primeiros três meses de 2014.

Em maio, a REN pagará um dividendo de 17,1 cêntimos por ação, relativamente ao resultado líquido de 2014
  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.