sicnot

Perfil

Economia

OPEP revê ligeiramente em alta a procura de petróleo em 2015

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reviu hoje em alta ligeira a sua previsão de procura de crude para 2015 e indicou que o mercado mundial continua a ter uma oferta excessiva, no relatório mensal divulgado hoje. 

reuters

A organização, responsável por 30% da produção mundial, aumentou em 60 mil barris por dia a sua previsão de procura para este ano, o que terá apenas um efeito marginal no volume global médio da procura que é de 92,5 milhões de barris por dia, segundo as previsões.

A OPEP, que realiza uma reunião ministerial no próximo dia 5 de junho, fixou uma quota de produção de 30 milhões de barris por dia, mas em abril esta quota foi ultrapassada e fixou-se em 30,84 milhões de barris por dia, segundo o relatório.

Apesar de haver um excedente mundial da ordem de 1 milhão de barris por dia, a OPEP recusa-se a um ajustamento, uma posição que tem sido defendida pela Arábia Saudita.

Na segunda-feira, o ex-ministro do petróleo do Qatar Abdallah al-Attiyah considerou que a ideia de o barril de petróleo atingir 100 dólares, o nível registado antes da queda dos preços, deve ser afastada e considerou que os preços devem estabilizar em cerca de 60 ou 70 dólares.











Lusa
  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.