sicnot

Perfil

Economia

Arménio Carlos critia Governo de privatizar tudo o que é público

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, afirmou na segunda-feira à agência Lusa que o Governo continua a insistir no erro de "entregar tudo aquilo que é público ao privado".

Lusa

"O Governo continua a insistir entregar tudo aquilo que é público ao privado e nós, depois de todas as experiências que tivemos ao longo dos últimos anos, o que constatamos é que isto é um erro", disse Arménio Carlos.

O líder da central sindical falava à Lusa junto de alguns trabalhadores do Metropolitano de Lisboa que iniciaram às 23:20 de segunda-feira uma greve que termina às 06:30 de quarta-feira em protesto contra a subconcessão da empresa, aprovada pelo Governo no final de fevereiro.

Esta paralisação é "contra a entrega da gestão à iniciativa privada de uma empresa pública que tem como objetivo servir o público e a população de Lisboa", referiu Arménio Carlos.

Mas, segundo o secretário-geral da CGTP, a paralisação pretende também reclamar a melhoria da qualidade do serviço, da segurança e a contratação de mais trabalhadores, para que o metropolitano possa continuar a servir as necessidades da população de Lisboa.

Para Arménio Carlos, os trabalhadores do metropolitano estão a dar um "exemplo de grande dignidade", porque com a greve estão a lutar pelos seus direitos, mas também a defender um serviço público.

Além da greve de hoje, está marcada uma outra greve de 24 horas para o dia 26 pelos mesmos motivos.







Lusa
  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..