sicnot

Perfil

Economia

Empresas evitam TSU através de seguros de vida para os trabalhadores

Há empresas a evitarem o pagamento da Taxa Social Única através de seguros de vida para os trabalhadores. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios.

JO\303\203O RELVAS

 Na prática, algumas empresas pagam parte do salário mensal diretamente ao funcionário e transferem outra parte para um seguro de vida que o trabalhador resgata à seguradora todos os meses.Assim, a empresa não paga parte da TSU e o trabalhador  desconta menos para a Segurança Social. 

O esquema existe devido a uma falha legal. Por lei, os seguros de vida não pagam Segurança Social, a não ser que sejam resgatados antecipadamente. Essa tributação devia estar no Código dos Regimes Contributivos, mas a regulamentação anda a ser adiada há 4 anos.


  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10