sicnot

Perfil

Economia

Produção da construção caiu 2,7% em março na zona euro

A produção no setor da construção caiu em março 2,7% na zona euro, face ao mesmo mês do ano passado, enquanto Portugal regressou a um desempenho positivo, divulgou hoje o Eurostat. 

(Arquivo)

(Arquivo)

Reuters

Se em termos homólogos a produção da construção recuou 2,7% entre os 19 países que partilham a moeda única, já na variação em cadeia o desempenho foi positivo, com um ligeiro avanço de 0,8% face a fevereiro.

Em Portugal, a produção do setor da construção melhorou 1,8% em março, em termos homólogos, depois de em fevereiro ter tido uma das quedas mais pronunciadas entre os parceiros europeus (-3,8%).

Comparando março com fevereiro, o avanço foi de 2%. No mês anterior o recuo tinha sido de 1,6%.

O Eurostat reviu hoje em alta os valores de Portugal referentes a fevereiro, melhorando os dados do desempenho do setor da construção nesse mês, uma vez que na primeira estimativa tinham sido mais negativos.

Ainda quanto a dados gerais, no total dos 28 países da União Europeia, a produção do setor da construção caiu em março 1,3% em termos homólogos, mas aumentou 1,5% face ao mês anterior.

Entre os 15 países com dados disponíveis, a Espanha teve a maior quebra da produção da construção face ao mesmo mês de 2014, de 8,0%, seguindo-se França (-5,3%) e Eslovénia (-4,0%). Já as maiores subidas pertenceram a Roménia (13,3%), Hungria (12,47%) e Holanda (11,5%).

Quanto ao indicador da produção da construção em termos mensais, destaque para a queda novamente de Espanha (-1,4%) e ainda da Bulgária (0,7%) e os aumentos de Hungria (6,3%) Roménia (4,4%) e Reino Unido (3,8%).


Lusa
  • Marcelo condecora hoje Francisco Sá Carneiro a título póstumo
    0:55

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar hoje Francisco Sá Carneiro, a título póstumo. A cerimónia será incluída nas celebrações do 25 de Abril. Também a título póstumo, o Presidente da República vai ainda homenagear o antigo bispo do Porto D. António Ferreira Gomes. As condecorações têm lugar esta tarde no Palácio de Belém para onde já estava marcada a condecoração do arquiteto Siza Vieira. Todos, diz Marcelo, são figuras ligadas à liberdade e democracia.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.