sicnot

Perfil

Economia

Produção da construção caiu 2,7% em março na zona euro

A produção no setor da construção caiu em março 2,7% na zona euro, face ao mesmo mês do ano passado, enquanto Portugal regressou a um desempenho positivo, divulgou hoje o Eurostat. 

(Arquivo)

(Arquivo)

Reuters

Se em termos homólogos a produção da construção recuou 2,7% entre os 19 países que partilham a moeda única, já na variação em cadeia o desempenho foi positivo, com um ligeiro avanço de 0,8% face a fevereiro.

Em Portugal, a produção do setor da construção melhorou 1,8% em março, em termos homólogos, depois de em fevereiro ter tido uma das quedas mais pronunciadas entre os parceiros europeus (-3,8%).

Comparando março com fevereiro, o avanço foi de 2%. No mês anterior o recuo tinha sido de 1,6%.

O Eurostat reviu hoje em alta os valores de Portugal referentes a fevereiro, melhorando os dados do desempenho do setor da construção nesse mês, uma vez que na primeira estimativa tinham sido mais negativos.

Ainda quanto a dados gerais, no total dos 28 países da União Europeia, a produção do setor da construção caiu em março 1,3% em termos homólogos, mas aumentou 1,5% face ao mês anterior.

Entre os 15 países com dados disponíveis, a Espanha teve a maior quebra da produção da construção face ao mesmo mês de 2014, de 8,0%, seguindo-se França (-5,3%) e Eslovénia (-4,0%). Já as maiores subidas pertenceram a Roménia (13,3%), Hungria (12,47%) e Holanda (11,5%).

Quanto ao indicador da produção da construção em termos mensais, destaque para a queda novamente de Espanha (-1,4%) e ainda da Bulgária (0,7%) e os aumentos de Hungria (6,3%) Roménia (4,4%) e Reino Unido (3,8%).


Lusa
  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.