sicnot

Perfil

Economia

Produção da construção caiu 2,7% em março na zona euro

A produção no setor da construção caiu em março 2,7% na zona euro, face ao mesmo mês do ano passado, enquanto Portugal regressou a um desempenho positivo, divulgou hoje o Eurostat. 

(Arquivo)

(Arquivo)

Reuters

Se em termos homólogos a produção da construção recuou 2,7% entre os 19 países que partilham a moeda única, já na variação em cadeia o desempenho foi positivo, com um ligeiro avanço de 0,8% face a fevereiro.

Em Portugal, a produção do setor da construção melhorou 1,8% em março, em termos homólogos, depois de em fevereiro ter tido uma das quedas mais pronunciadas entre os parceiros europeus (-3,8%).

Comparando março com fevereiro, o avanço foi de 2%. No mês anterior o recuo tinha sido de 1,6%.

O Eurostat reviu hoje em alta os valores de Portugal referentes a fevereiro, melhorando os dados do desempenho do setor da construção nesse mês, uma vez que na primeira estimativa tinham sido mais negativos.

Ainda quanto a dados gerais, no total dos 28 países da União Europeia, a produção do setor da construção caiu em março 1,3% em termos homólogos, mas aumentou 1,5% face ao mês anterior.

Entre os 15 países com dados disponíveis, a Espanha teve a maior quebra da produção da construção face ao mesmo mês de 2014, de 8,0%, seguindo-se França (-5,3%) e Eslovénia (-4,0%). Já as maiores subidas pertenceram a Roménia (13,3%), Hungria (12,47%) e Holanda (11,5%).

Quanto ao indicador da produção da construção em termos mensais, destaque para a queda novamente de Espanha (-1,4%) e ainda da Bulgária (0,7%) e os aumentos de Hungria (6,3%) Roménia (4,4%) e Reino Unido (3,8%).


Lusa
  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.