sicnot

Perfil

Economia

Produção da construção caiu 2,7% em março na zona euro

A produção no setor da construção caiu em março 2,7% na zona euro, face ao mesmo mês do ano passado, enquanto Portugal regressou a um desempenho positivo, divulgou hoje o Eurostat. 

(Arquivo)

(Arquivo)

Reuters

Se em termos homólogos a produção da construção recuou 2,7% entre os 19 países que partilham a moeda única, já na variação em cadeia o desempenho foi positivo, com um ligeiro avanço de 0,8% face a fevereiro.

Em Portugal, a produção do setor da construção melhorou 1,8% em março, em termos homólogos, depois de em fevereiro ter tido uma das quedas mais pronunciadas entre os parceiros europeus (-3,8%).

Comparando março com fevereiro, o avanço foi de 2%. No mês anterior o recuo tinha sido de 1,6%.

O Eurostat reviu hoje em alta os valores de Portugal referentes a fevereiro, melhorando os dados do desempenho do setor da construção nesse mês, uma vez que na primeira estimativa tinham sido mais negativos.

Ainda quanto a dados gerais, no total dos 28 países da União Europeia, a produção do setor da construção caiu em março 1,3% em termos homólogos, mas aumentou 1,5% face ao mês anterior.

Entre os 15 países com dados disponíveis, a Espanha teve a maior quebra da produção da construção face ao mesmo mês de 2014, de 8,0%, seguindo-se França (-5,3%) e Eslovénia (-4,0%). Já as maiores subidas pertenceram a Roménia (13,3%), Hungria (12,47%) e Holanda (11,5%).

Quanto ao indicador da produção da construção em termos mensais, destaque para a queda novamente de Espanha (-1,4%) e ainda da Bulgária (0,7%) e os aumentos de Hungria (6,3%) Roménia (4,4%) e Reino Unido (3,8%).


Lusa
  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09