sicnot

Perfil

Economia

Produção da construção caiu 2,7% em março na zona euro

A produção no setor da construção caiu em março 2,7% na zona euro, face ao mesmo mês do ano passado, enquanto Portugal regressou a um desempenho positivo, divulgou hoje o Eurostat. 

(Arquivo)

(Arquivo)

Reuters

Se em termos homólogos a produção da construção recuou 2,7% entre os 19 países que partilham a moeda única, já na variação em cadeia o desempenho foi positivo, com um ligeiro avanço de 0,8% face a fevereiro.

Em Portugal, a produção do setor da construção melhorou 1,8% em março, em termos homólogos, depois de em fevereiro ter tido uma das quedas mais pronunciadas entre os parceiros europeus (-3,8%).

Comparando março com fevereiro, o avanço foi de 2%. No mês anterior o recuo tinha sido de 1,6%.

O Eurostat reviu hoje em alta os valores de Portugal referentes a fevereiro, melhorando os dados do desempenho do setor da construção nesse mês, uma vez que na primeira estimativa tinham sido mais negativos.

Ainda quanto a dados gerais, no total dos 28 países da União Europeia, a produção do setor da construção caiu em março 1,3% em termos homólogos, mas aumentou 1,5% face ao mês anterior.

Entre os 15 países com dados disponíveis, a Espanha teve a maior quebra da produção da construção face ao mesmo mês de 2014, de 8,0%, seguindo-se França (-5,3%) e Eslovénia (-4,0%). Já as maiores subidas pertenceram a Roménia (13,3%), Hungria (12,47%) e Holanda (11,5%).

Quanto ao indicador da produção da construção em termos mensais, destaque para a queda novamente de Espanha (-1,4%) e ainda da Bulgária (0,7%) e os aumentos de Hungria (6,3%) Roménia (4,4%) e Reino Unido (3,8%).


Lusa
  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.