sicnot

Perfil

Economia

Tabaco ilegal gera perdas diárias de 100 milhões de euros em impostos

O consumo de tabaco ilícito, equivalente a 12% do comércio do produto, provoca perdas diárias de 110 milhões de dólares (100 milhões de euros) aos países do mundo, revelou sexta-feira o grupo "British American Tobacco" na Guatemala.

© Aly Song / Reuters

Jerome Abelman, diretor de assuntos jurídicos da empresa produtora de tabaco, classificou a problemática como "transnacional e de múltiplas facetas" e acrescentou que segundo as suas estimativas "em matéria de impostos não pagos aos governos, os custos da venda ilícita de tabaco gera um 'prejuízo' de 50.000 milhões de dólares (45.500 milhões de euros) anuais".

Em comunicado, a organização enfatizou que as vendas ilegais de tabaco são financiadas por atividades como o tráfico de pessoas, drogas e armas e através de redes terroristas.

Por isso, sustenta a "British American Tobacco", o combate ao comércio ilegal de tabaco requer um compromisso maior dos governos e dos organismos encarregues de fazer cumprir a lei.

O tabaco ilegal integra produtos genuínos vendidos por contrabando, marcas brancas e cigarros falsificados.

No domingo é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde e cujo tema principal este ano é o comércio ilegal de tabaco.


Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.