sicnot

Perfil

Economia

Tabaco ilegal gera perdas diárias de 100 milhões de euros em impostos

O consumo de tabaco ilícito, equivalente a 12% do comércio do produto, provoca perdas diárias de 110 milhões de dólares (100 milhões de euros) aos países do mundo, revelou sexta-feira o grupo "British American Tobacco" na Guatemala.

© Aly Song / Reuters

Jerome Abelman, diretor de assuntos jurídicos da empresa produtora de tabaco, classificou a problemática como "transnacional e de múltiplas facetas" e acrescentou que segundo as suas estimativas "em matéria de impostos não pagos aos governos, os custos da venda ilícita de tabaco gera um 'prejuízo' de 50.000 milhões de dólares (45.500 milhões de euros) anuais".

Em comunicado, a organização enfatizou que as vendas ilegais de tabaco são financiadas por atividades como o tráfico de pessoas, drogas e armas e através de redes terroristas.

Por isso, sustenta a "British American Tobacco", o combate ao comércio ilegal de tabaco requer um compromisso maior dos governos e dos organismos encarregues de fazer cumprir a lei.

O tabaco ilegal integra produtos genuínos vendidos por contrabando, marcas brancas e cigarros falsificados.

No domingo é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde e cujo tema principal este ano é o comércio ilegal de tabaco.


Lusa
  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.