sicnot

Perfil

Economia

Tabaco ilegal gera perdas diárias de 100 milhões de euros em impostos

O consumo de tabaco ilícito, equivalente a 12% do comércio do produto, provoca perdas diárias de 110 milhões de dólares (100 milhões de euros) aos países do mundo, revelou sexta-feira o grupo "British American Tobacco" na Guatemala.

© Aly Song / Reuters

Jerome Abelman, diretor de assuntos jurídicos da empresa produtora de tabaco, classificou a problemática como "transnacional e de múltiplas facetas" e acrescentou que segundo as suas estimativas "em matéria de impostos não pagos aos governos, os custos da venda ilícita de tabaco gera um 'prejuízo' de 50.000 milhões de dólares (45.500 milhões de euros) anuais".

Em comunicado, a organização enfatizou que as vendas ilegais de tabaco são financiadas por atividades como o tráfico de pessoas, drogas e armas e através de redes terroristas.

Por isso, sustenta a "British American Tobacco", o combate ao comércio ilegal de tabaco requer um compromisso maior dos governos e dos organismos encarregues de fazer cumprir a lei.

O tabaco ilegal integra produtos genuínos vendidos por contrabando, marcas brancas e cigarros falsificados.

No domingo é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde e cujo tema principal este ano é o comércio ilegal de tabaco.


Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.