sicnot

Perfil

Economia

Venda da PT Portugal à Altice concluída com dívida a passar para a Oi

A Altice concluiu esta terça-feira a compra da PT Portugal à Oi, por 5,7 mil milhões de euros, dos quais 4,9 mil milhões foram recebidos em caixa pela Oi, segundo um comunicado da operadora brasileira, divulgado no 'site' da Bovespa.

A Pharol é a antiga PT SGPS. (Arquivo)

A Pharol é a antiga PT SGPS. (Arquivo)

SIC

"Pela aquisição da PT Portugal, a Altice Portugal desembolsou o valor total de 5,789 bilhões de euros", diz o comunicado, assinado pelo diretor de Finanças e de Relações com Investidores da Oi, Flavio Nicolay Guimarães.

O documento explica que dos 5,7 mil milhões de euros, 4,9 mil milhões foram recebidos em caixa pela operadora brasileira Oi e 869 milhões de euros "foram destinados a imediatamente quitar dívidas da PT Portugal em euros".

Além disso, acrescenta que "o preço final está sujeito a eventuais ajustes pós fechamento a serem apurados nos próximos meses em função de alterações nas posições de caixa, dívida e capital de giro [fundo de maneio] na data de fechamento".

A concretização da venda da PT Portugal estava prevista para hoje, apesar de fontes ligadas à operação terem admitido anteriormente à Lusa que o prazo poderia resvalar ligeiramente devido a negociações em curso.

O acionista da Altice e dono de 30% da empresa francesa Armando Pereira deverá ser o novo presidente do conselho de administração da PT Portugal, segundo adiantou à Lusa fonte ligada à operação em declarações recentes, sendo ainda desconhecido o nome do futuro presidente executivo.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), a PT Portugal divulga também que a Oi aprovou em assembleia-geral de 27 de maio a redução do capital social na operadora em 1,54 mil milhões de euros para 17 milhões e lembra que esta operação "foi implementada com vista à segregação dos investimentos" relativos a ativos africanos e em Timor.

Deste modo, o capital social da PT Portugal cifra-se atualmente no montante de 17.000.000, encontrando-se integralmente subscrito e realizado e sendo representado por 50.000 ações nominativas, ordinárias e escriturais, com valor nominal unitário de 340 euros. Em face da conclusão da alienação da PT Portugal na data de hoje, tais ações são atualmente detidas pela Altice Portugal", lê-se no documento.

A dona do Meo refere ainda que não tem desde 27 de maio qualquer participação na PT Participações, SGPS, sendo as ações representativas da totalidade do capital social desta última sociedade integralmente detidas pela oi.

Num outro comunicado, a PT Portugal adianta que os 400 milhões de euros em obrigações da operadora passaram hoje para a Portugal Telecom International Finance e, logo, para a Oi que a detém, tal como estava previsto.
Lusa
  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.