sicnot

Perfil

Economia

Comissão Europeia confirma reunião hoje com primeiro-ministro grego

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, reúne-se hoje em Bruxelas com o presidente da Comissão Europeia para tentar chegar a acordo sobre as reformas a adotar pelo país que permita aceder a ajuda financeira. 

© Alkis Konstantinidis / Reuter

A confirmação do encontro, que deverá ocorrer ao fim do dia, foi feita hoje pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, num discurso no âmbito dos Dias Europeus do Desenvolvimento.

Segundo a agência France Presse, a reunião deverá ainda contar com a presença do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e com responsáveis do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE) e servirá para discutir a proposta grega de um acordo com os credores, um documento com 46 páginas.

Atenas está, desde fevereiro, em negociações com as instituições credoras - Comissão Europeia, FMI e BCE - sobre reformas e medidas orçamentais a serem adotadas pelo país que permitam ultrapassar o impasse e transferir para os cofres gregos a última 'tranche' do atual programa de resgate, cuja parcela ascende a 7,2 mil milhões de euros.

A situação dos cofres públicos gregos é cada vez mais dramática, sobretudo quando este mês, além de outras obrigações, o país tem de fazer face ao pagamento de 1.500 milhões de euros ao FMI, a começar por 300 milhões de euros esta sexta-feira.

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.