sicnot

Perfil

Economia

Comissão Europeia confirma reunião hoje com primeiro-ministro grego

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, reúne-se hoje em Bruxelas com o presidente da Comissão Europeia para tentar chegar a acordo sobre as reformas a adotar pelo país que permita aceder a ajuda financeira. 

© Alkis Konstantinidis / Reuter

A confirmação do encontro, que deverá ocorrer ao fim do dia, foi feita hoje pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, num discurso no âmbito dos Dias Europeus do Desenvolvimento.

Segundo a agência France Presse, a reunião deverá ainda contar com a presença do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e com responsáveis do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE) e servirá para discutir a proposta grega de um acordo com os credores, um documento com 46 páginas.

Atenas está, desde fevereiro, em negociações com as instituições credoras - Comissão Europeia, FMI e BCE - sobre reformas e medidas orçamentais a serem adotadas pelo país que permitam ultrapassar o impasse e transferir para os cofres gregos a última 'tranche' do atual programa de resgate, cuja parcela ascende a 7,2 mil milhões de euros.

A situação dos cofres públicos gregos é cada vez mais dramática, sobretudo quando este mês, além de outras obrigações, o país tem de fazer face ao pagamento de 1.500 milhões de euros ao FMI, a começar por 300 milhões de euros esta sexta-feira.

  • Turistas chegam a esperar 2 horas no controlo de passaporte do Aeroporto de Lisboa
    2:35

    País

    Chegar ao Aeroporto de Lisboa pode ser uma dor de cabeça para centenas de passageiros. A espera para o controlo de passaporte chegou a ultrapassar as duas horas nos meses de fevereiro e março. Manuela Niza, do Sindicato dos Funcionários do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, diz que têm sido contratados inspetores que depois são desviados para outros serviços.

  • Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros

    País

    Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.

  • "Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
    1:40

    País

    A bastonária dos Enfermeiros pede uma investigação aos contratos de contentores no Hospital de São João, no Porto. Ana Rita Cavaco diz que os "milhares de euros" já gastos na contratação e manutenção dos contentores da Pediatria e outros serviços do centro Hospitalar de São João davam para construir um novo hospital. E levanta ainda a suspeita sobre a empresa contratada.