sicnot

Perfil

Economia

Obama diz que a Grécia tem de fazer "escolhas políticas difíceis"

O Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou hoje que a Grécia vai ter de fazer "escolhas políticas difíceis" para alcançar um acordo que lhe permita acesso ao financiamento necessário.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"Os gregos vão ter de fazer escolhas políticas difíceis que serão boas a longo prazo", afirmou o Presidente dos Estados Unidos no final da cimeira do G7, na Alemanha.

Obama insistiu, no entanto, na necessidade de a comunidade internacional ter em conta "os desafios extraordinários" com os quais o país se vê confrontado e recomendou às duas partes que mostrem "flexibilidade".

No final da cimeira do G7, a chanceler alemã, Angela Merkel, também se referiu à Grécia, considerando que "não há muito tempo" para chegar a acordo com os credores.

Atenas e as instituições credoras (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) têm dificuldade em chegar a um acordo sobre o financiamento do país, após meses de negociações. O financiamento é considerado vital para a Grécia cumprir os seus compromissos financeiros.

Os credores exigem reformas para que seja desbloqueada a tranche de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido em 2012. 

O Governo grego liderado pelo Syriza (esquerda radical) diz que quer aliviar a austeridade imposta ao país nos últimos anos e tem recusado reformas que impliquem novos cortes.









Lusa
  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Luz ultravioleta converte dióxido de carbono em metano

    Mundo

    Investigadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, criaram nanopartículas (partículas microscópicas) que ajudam a converter o dióxido de carbono (gás poluente) em metano (combustível) usando apenas luz ultravioleta como fonte de energia.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira