sicnot

Perfil

Economia

Obama diz que a Grécia tem de fazer "escolhas políticas difíceis"

O Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou hoje que a Grécia vai ter de fazer "escolhas políticas difíceis" para alcançar um acordo que lhe permita acesso ao financiamento necessário.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"Os gregos vão ter de fazer escolhas políticas difíceis que serão boas a longo prazo", afirmou o Presidente dos Estados Unidos no final da cimeira do G7, na Alemanha.

Obama insistiu, no entanto, na necessidade de a comunidade internacional ter em conta "os desafios extraordinários" com os quais o país se vê confrontado e recomendou às duas partes que mostrem "flexibilidade".

No final da cimeira do G7, a chanceler alemã, Angela Merkel, também se referiu à Grécia, considerando que "não há muito tempo" para chegar a acordo com os credores.

Atenas e as instituições credoras (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) têm dificuldade em chegar a um acordo sobre o financiamento do país, após meses de negociações. O financiamento é considerado vital para a Grécia cumprir os seus compromissos financeiros.

Os credores exigem reformas para que seja desbloqueada a tranche de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido em 2012. 

O Governo grego liderado pelo Syriza (esquerda radical) diz que quer aliviar a austeridade imposta ao país nos últimos anos e tem recusado reformas que impliquem novos cortes.









Lusa
  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.